Aumento de passagens intermunicipais surpreende usuários e gera queixas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Passageiros que embarcaram ontem nos ônibus intermunicipais tiveram uma desagradável surpresa: o aumento significativo do preço das passagens. “Me apavorei com os novos valores cobrados pela Auto Viação 1001. Sem nenhum aviso prévio, o Detro determinou o reajuste que está abusivo. De Friburgo a Cordeiro, o valor saltou de R$ 5,50 para R$ 9,70. Fiquei pasmo com o aumento”, disse um passageiro que pediu para não ser identificado em e-mail enviado para A VOZ DA SERRA.

A queixa acima foi apenas uma entre dezenas que chegaram à redação protestando contra o elevado reajuste das passagens nas linhas intermunicipais da empresa. A falta de comunicados nos ônibus sobre as novas tarifas também foi alvo de inúmeras reclamações. “Desde o início do mês, a empresa deveria ter colocado avisos nos ônibus para informar os passageiros sobre o aumento. É uma questão de respeito com os usuários que foram pegos de surpresa. Nem na página principal da 1001 na internet havia informação sobre os novos valores”, disse uma moradora de Cachoeiras de Macacu que trabalha em Nova Friburgo e utiliza o serviço durante a semana.

Reajuste atende a uma determinação do Detro

A redação do jornal entrou em contato com a assessoria de imprensa da Auto Viação 1001 para ouvir a palavra da empresa sobre as queixas dos usuários. O assessor Rodrigo Alvim explica que o aumento foi autorizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários de Estado do Rio de Janeiro (Detro), conforme portaria nº 1064, publicada no Diário Oficial do último dia 20 de dezembro. “Estávamos praticando tarifas promocionais abaixo das definidas pelo Detro mas tivemos que suspender as promoções e adotar a tarifa autorizada em cumprimento à portaria do órgão. Se não fizermos isso, estamos passíveis de multa. Também fomos pegos de surpresa, daí a falta de comunicados nos ônibus informando sobre o aumento. Pedimos desculpas aos passageiros e estamos providenciando isso”, disse Rodrigo.

Para finalizar, o assessor destaca que a empresa irá solicitar ao Detro uma autorização especial para readequação das tarifas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade