José Duarte
Destinado à produção literária dos alunos do 1° e 2° anos do ensino médio, na manhã de sábado, 30, foi realizada aula complementar de redação, aliada a disciplinas diversas, na sala de audiovisual. O projeto foi idealizado pela coordenadora pedagógica Tania Fantappie e coordenado pela professora Martha Helena Pereira. A professora Jane Ayrão (assistente da reitoria) fez palestra e trouxe como convidado o artista de grafite Catuaba.
As aulas complementares contribuem para tornar os alunos, leitores críticos, e promovem a interdisciplinaridade, envolvendo todos, ativamente: alunos, professores diversos e suas especialidades.
Por se preocupar com a complexidade da linguagem no mundo atual, o Colégio Anchieta apresenta alternativa para uma prática que se aproxime das realidades de seus estudantes de 1° e 2° séries do ensino médio, fazendo com que a redação seja uma experiência comum ao grupo e provocando discussão e reflexão.
Em cada aula há uma produção textual e o papel da disciplina coadjuvante: arte, geografia, história, nas aulas complementares, tem o objetivo de dar suporte à produção escrita, quanto à aplicabilidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
A professora Jane Ayrão abordou o tema Grafite: mosaico de ação e sentidos, e no intervalo, os alunos presenciaram o trabalho do grafiteiro e aerógrafo Catuaba, um artista friburguense, que possui ateliê em Olaria e usa sua arte como meio de vida. Ele mostrou um desenho em madeira, explicou os detalhes do grafismo brasileiro, falou de sua experiência desde a adolescência, além de dar conselhos importantes para os jovens que participaram da aula.
Em seguida, os alunos retornaram à sala de aula, onde foram orientados pelos professores de redação Alexandre Soares e Eunice Vieira. Eles receberam um recorte sobre o tema e descreveram suas ideias, baseadas no que viram e ouviram com a professora Jane.
Feliz com a iniciativa, o padre e reitor Guy Ruffier demonstrou sua satisfação, fazendo perguntas a Catuaba e dando sugestões. Ele interagiu diretamente com os alunos, professores e convidados.
Deixe o seu comentário