A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o deputado estadual e ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participaram de audiência pública sobre saneamento básico na noite da última sexta-feira, 18, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Promovido pelo vereador Cláudio Damião (PT), o evento reuniu o presidente do Inea, Luiz Firmino; o prefeito Heródoto Bento de Mello; o superintendente da Concessionária Águas de Nova Friburgo, Alexandre Bianchini, e os secretários municipais Ivison Macedo (Fazenda) e Roberto Viana (Meio Ambiente).
Durante o encontro, prestigiado por representantes de diversos segmentos, Marilene Ramos anunciou a implantação de saneamento básico em Lumiar, São Pedro da Serra, Boa Esperança, Amparo e Riograndina, com recursos estaduais provenientes do programa Pacto pelo Saneamento do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a secretária, o projeto já foi elaborado e a inclusão dos dois últimos distritos atendeu a uma indicação de Cláudio Damião, que esteve em seu gabinete com dados e informações que justificavam a medida.
O anúncio do projeto, que prevê investimentos na ordem de R$ 11 milhões, foi recebido com otimismo pelos participantes da audiência. Isto porque trará benefícios não só à saúde pública, como aos setores de turismo e meio ambiente, contribuindo para a preservação das cachoeiras e dos cerca de 1.500 rios existentes no município, conforme levantamento da Secretaria de Meio Ambiente.
Vale destacar que já existe um projeto de saneamento em andamento na cidade, que prevê a construção de seis estações de tratamento nos seguintes bairros: Cônego, Ponte da Saudade, Centro, Córrego Dantas, Conselheiro Paulino e Olaria, cuja inauguração está prevista para 13 de julho. Os detalhes do projeto, que abrange apenas a área central do município, foram temas também abordados na audiência. O superintendente da concessionária, Alexandre Bianchini, explicou o cronograma das obras, que deverão ser concluídas até 2012.
Expansão da Uerj
Na audiência Carlos Minc fez um balanço de suas ações como ministro do governo Lula, secretário estadual do Ambiente e deputado estadual – cargo que ocupa atualmente –, destacando ações como a criação do ICMS Verde, a descentralização do licenciamento ambiental e a redução do desmatamento da Amazônia. O parlamentar também analisou com entusiasmo o projeto apresentado pela secretária e falou dos benefícios para as comunidades que serão atendidas.
Minc anunciou que, como presidente da comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, apresentou projeto para facilitar a expansão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em Nova Friburgo, atendendo a pleito também do vereador Cláudio Damião. “A presença em Nova Friburgo de duas das maiores autoridades sobre meio ambiente no Brasil é prova da importância e do prestígio do município. Eles já chegaram com excelentes notícias para a cidade. Foi a primeira visita de várias que acontecerão”, afirmou Damião.
O prefeito Heródoto aproveitou o encontro para agradecer o empenho da secretária Marilene Ramos em trazer investimentos para o município. Ele também destacou a importância de iniciativas como a audiência pública para estimular a conscientização sobre a importância da preservação ambiental’. “O povo hoje está mais consciente, mas ainda temos muito trabalho a fazer”, disse.
Deixe o seu comentário