Audiência pública sobre os direitos dos animais no próximo dia 18 na Câmara Municipal

terça-feira, 17 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Os ativistas da causa animal em Nova Friburgo têm encontro marcado na próxima quarta-feira, 18, na Câmara Municipal, onde será realizada uma audiência pública sobre o tema. Com início às 18h, a sessão debaterá propostas para melhorar as condições de vida de animais abandonados, de rua ou vítimas de maus-tratos—problema que ainda ocorre com frequência na cidade. Aberta a toda a comunidade, a audiência vem sendo aguardada com expectativa.

A iniciativa representa um avanço na luta pelos direitos dos animais e é uma prova do aumento da conscientização dos friburguenses sobre a questão. Devido à importância da causa, a audiência deve contar com a presença maciça de participantes, a exemplo de outros movimentos do gênero promovidos na cidade. Cartazes convidando a população a comparecer à sessão estão espalhados em vários pontos do município, o que já vem atraindo a atenção de muita gente.

Vale destacar que, apesar do grande número de pessoas e entidades locais que lutam pelo bem-estar animal, as ocorrências de agressão e abandono de cães, gatos e cavalos ainda são comuns em diversos pontos do município, conforme denúncias que chegam constantemente à redação de A VOZ DA SERRA. Uma das que mais repercutiu foi a de uma cadela agredida à foice no Loteamento Maringá. Um caso que acabou resultando na primeira audiência sobre maus-tratos a animais, realizada no Fórum Rivaldo Pereira Santos em setembro do ano passado.

Outro caso que teve bastante repercussão foi a denúncia feita em fevereiro de 2009 sobre o assassinato de três cães (dois rotweillers e um bull terrier), que estavam abrigados no pátio da Prefeitura. Os animais teriam sido mortos por um veterinário a pedido do então secretário municipal de Serviços Públicos, o que provocou um grande protesto da população em frente ao prédio da Prefeitura e culminou na exoneração do secretário. Os dois casos comprovam a crescente preocupação dos friburguenses com o tratamento aos animais de rua, que ainda são alvo de muito desrespeito e maus-tratos, conforme será debatido no próximo dia 18 na Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade