Os constantes atrasos nas entregas de correspondências, encomendas e compras feitas pela internet vêm sendo alvo de muitas queixas de moradores de vários bairros de Nova Friburgo. A redação de A VOZ DA SERRA está recebendo uma série de reclamações sobre o problema, que vem prejudicando o pagamento de contas e tributos. Prova disso é que o prazo para o pagamento do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura porque grande parte dos contribuintes ainda não havia recebido os carnês até o início desta semana.
A equipe de reportagem do jornal esteve no começo da tarde da última terça-feira no Centro de Distribuição dos Correios para checar a veracidade das queixas e encontrou muita gente insatisfeita com o serviço da empresa. “Temos que correr atrás das nossas contas para não pagar com atraso. Há mais de um mês que não recebo nenhuma correspondência em casa. Acho isso uma vergonha e já liguei até para o rádio para reclamar. Os Correios têm que dar uma solução para esse problema e deveriam colocar mais funcionários para nos atender. Tem tanta gente querendo trabalhar, não sei por que não contratam mais carteiros”, disse Maria Aparecida dos Santos, que reside no bairro São Geraldo.
Outro morador de São Geraldo que está indignado com os atrasos na entrega de correspondências é Edmilson Souza Coelho. “Há mais de dois meses não recebo nada e estou tendo que vir aqui pegar minhas correspondências”, desabafou. Quem também está revoltado com o serviço é o morador de Varginha, Claudecir de Souza. “Pensei até que os Correios estavam em greve, porque não tenho recebido mais nada em casa. Os bancos não esperam e cobram juros se não pagarmos nossas contas em dia”, protestou.
Sistema postal entrou em colapso na cidade, com mais de cinco mil encomendas acumuladas
A falta de condições de trabalho seria a principal causa das falhas no serviço, conforme apurou a reportagem de A VOZ DA SERRA. Segundo o representante sindical dos Trabalhadores dos Correios em Nova Friburgo, Joseilton Pacheco, há uma carência de 18 funcionários e de mais veículos para melhorar a eficiência do serviço no município. “Nossa maior necessidade é de motociclistas para percorrer o município com mais agilidade. A geografia da cidade é bastante acidentada e as motos são essenciais para a entrega de correspondências”, disse ele.
O sindicalista lembrou que no último dia 6 de fevereiro, a categoria fez uma paralisação de 24 horas pleiteando mais contratações e veículos. “Fizemos esse protesto e também estivemos na Câmara Municipal em busca de apoio. No dia 28 passado, os vereadores aprovaram um requerimento à empresa pedindo explicações sobre a não contratação dos aprovados no concurso de 2012”, destacou Joseilton.
A criação de mais um Centro de Distribuição no distrito de Conselheiro Paulino é outra reivindicação da categoria que contribuiria para melhoria do serviço. “Friburgo precisa de mais um CDD porque o do Centro está sobrecarregado. Temos cerca de 5 mil encomendas que até hoje [dia 20] ainda não foram entregues por falta de funcionários e veículos. A verdade é que o sistema postal da cidade entrou em colapso e precisamos de uma solução urgente. Desde 2004 estamos nessa luta por melhorias e já alertávamos para essa sobrecarga”, finalizou o sindicalista.
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