Considerada a terceira melhor atlética do Brasil, os estudantes do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Nova Friburgo levam o orgulho esportivo da serra carioca para fora do município. Todos os quatro times da UFF (futsal masculino e feminino, handball masculino e feminino) estão nas semi finais da Copa Uni, que começou no último fim de semana e termina no outro.
São jovens entre 18 e 25 anos, mas com conquistas de veteranos. É o que afirma o presidente da atlética, o estudante de odontologia Rhuan Vieira, de 24 anos. “Somos um grupo de médio porte, mas disputamos todas as modalidades. Devido aos nossos bons resultados, somos considerados uma atlética de alto rendimento”, afirma.
Ao todo, são seis modalidades: futsal, handball, basquete, cabo de guerra, natação e vôlei. A Furiosa conquistou o hexacampeonato no handball feminino, o tetracampeonato no futsal feminino e o bicampeonato no cabo de guerra masculino, nos Jogos Universitários de Nova Friburgo (Junfri), no ano passado.
Na competição nacional dos alunos de odontologia (InterOdonto), a equipe de handball feminina também foi campeã, assim como a equipe masculina da natação, no revezamento 4x50m, em 2016. Multicampeã pela UFF-NF, a estudante de odontologia e diretora esportiva da atlética, Isabela Leite, de 22 anos, revela a receita do bom desempenho da Furiosa “Temos uma base muito forte. Jogamos juntas há muito tempo. Nós formamos uma família. Aqui, uma joga pela outra. Alguns alunos praticam mais de uma modalidade. São peças-chave de cada time”, garante ela.
Mas não é só no esporte que a Furiosa é destaque. A força da bateria, que impulsiona e empolga as arquibancadas, faz a diferença. Em 2016, no Junfri, foi campeã no Desafio das Baterias. “Foi uma experiência única para mim e toda a equipe. Começamos do zero, tivemos que ensinar alguns a tocar, ensaiamos todos os dias e ganhar o título foi muito gratificante”, se emociona o diretor e mestre de bateria, Luiz Felipe Marinho, o Baiano, como é conhecido. A atlética também conta com líderes de torcida.
A Furiosa se prepara para mais um desafio: a Copa Uni. É um campeonato disputado pelas atléticas da cidade. Estão confirmadas para a competição a UFF, Uerj, Cefet, Estácio de Sá, Universidade Candido Mendes e Unopar. Serão disputadas duas modalidades, futsal e handball, nas categorias masculina e feminina.
O estudante de odontologia e capitão da equipe masculina de handball, Roney Corrêa, afirma que o time vem galgando espaço no cenário nacional. “Nós estamos em crescimento. Conquistamos o segundo lugar no InterOdonto Brasil e esse ano nosso time vem ainda mais forte para buscar os títulos da Copa Uni e do InterOdonto”. As meninas do handball, seis vezes campeã, são a fonte de inspiração para a equipe masculina, segundo Roney. “Elas nos deram ânimo para montar a equipe masculina. Queremos ser igualmente vencedores”, deseja o capitão.
Lorena Carvalho, estudante de odontologia, atua como pivô na equipe tetracampeã de futsal. E ela conta que a equipe passou por um processo de renovação de atletas e está mais forte, em 2017. “Graças a parceria com os cursos de fonoaudiologia e biomedicina, entraram meninas com ótima técnica e que resgataram a mesma garra que jogamos o último campeonato. Estamos muito confiantes e com muita vontade para concretizar que somos o melhor time de futsal da Serra”, almeja.
Confrontos:
Futsal masc
Estácio x unopar
Uff x uerj
Hand masc
Estácio x uff
Uerj x CEFET
Hand fem
Uff x uerj
Estácio x CEFET
Futsal fem
Uff x unopar
Estácio x CEFET
Deixe o seu comentário