Atletas friburguenses da equipe Elite Bike Show deram show na 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike

quinta-feira, 29 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Atletas friburguenses da equipe Elite Bike Show deram  show na 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike
Atletas friburguenses da equipe Elite Bike Show deram show na 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike

Isaias Teixeira e João Carlos Folly participaram da etapa de Araxá da Copa Internacional de Mountain Bike 2012 em prova seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres

Mathews Puga

No domingo, 25, no município de Araxá (MG), foi realizada a 1ª etapa da Copa Internacional de Mountain Bike 2012. Dentre os mais de mil atletas de todo o Brasil e de países sul-americanos, como os veteranos Rubens Donizete, vencedor da prova, e o petropolitano Henrique Avancini, lá estavam dois grandes amigos e representantes da cidade de Nova Friburgo: Isaias Teixeira e João Carlos Folly.

Ambos integrantes da equipe Elite Bike Show, Isaias e João obtiveram grandes resultados na CIMTB, competição que contou pontos para as Olimpíadas de Londres. O primeiro, principal atleta de Mountain Bike da cidade no momento, disputou posição com mais de 70 atletas na categoria sub35 e terminou a prova em 4º lugar, com um tempo de 01h20m09s. João, atleta da sub45, teve mais de 40 adversários em sua categoria, e nem por isso se intimidou. Concluiu a prova em 01h31m49s, na 12ª posição e por questão de segundos não esteve entre os dez melhores colocados.

Os dois atletas vêm conseguindo resultados expressivos na temporada 2012. Na semana passada, em Santa Maria Madalena, Isaias sagrou-se campeão estadual XCM Sub-35, terminando a prova em 5º na classificação geral, enquanto João foi vice-campeão sub45 e 8º geral.

Após esta desgastante prova e viagem, João e Isaias entram em preparação final para a disputa da 1ª etapa da Montanha Cup 2012, que acontece no próximo domingo, 1º de abril, no distrito de São Pedro da Serra. A prova vale pontos para o ranking nacional de Mountain Bike e tem como atual campeão o próprio Isaias.

Nova Friburgo sedia competição nacional de Mountain Bike

Prefeitura ofereceu apoio para a realização da 7º Montanha Cup

de São Pedro da Serra, que contará com mais de 200 competidores

(Secom) O próximo domingo, dia 1º, em Nova Friburgo, será mais agitado do que o normal. Isso porque o município vai receber, no distrito de São Pedro da Serra, a 7ª edição do Montanha Cup, competição de ciclismo tipo Mountain Bike, realizada pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo. A classificação na competição conta para o ranking estadual e nacional, e recebe nesta edição entre 250 e 300 atletas de todo o país.

Para o prefeito Sérgio Xavier, a prática de esportes é extremamente importante para a vida das pessoas de qualquer idade. “O esporte proporciona muitos benefícios, auxiliando na qualidade de vida, além de nos desenvolver por meio de habilidades físicas. Nova Friburgo é um paraíso para os praticantes de qualquer tipo de esporte, e é por isso que incentivamos e apoiamos sempre as competições na nossa cidade”, afirmou, completando: “É uma honra para a Nova Friburgo sediar mais uma vez um evento tão positivo e de tanta expressão nacional”.

Localizado entre as montanhas de Nova Friburgo, São Pedro da Serra, vizinho da igualmente bela Lumiar, é uma vila que oferece ar puro, mata preservada em região de proteção ambiental, rios de águas cristalinas e lindas cachoeiras. E tudo isso será o pano de fundo para o Montanha Cup de São Pedro da Serra. Lembrando que os distritos de Mury, Lumiar e São Pedro contam com uma estrutura turística e cultural diversificada, com pousadas, restaurantes, lojinhas, shows, sendo assim um reduto refinado para um tipo de diversão que tem como protagonista a natureza e o alto-astral.

O Montanha Cup de São Pedro da Serra, que tem como lema “Mais uma vez desafiando seus limites”, possui 15 categorias, entre elite, femininas, masculinas e por idades. A premiação será feita até o quinto lugar de cada categoria. Contudo, mesmo que o ciclista não fique até o quinto lugar, e caso complete o circuito de cerca 50 quilômetros, ganha uma medalha de participação por honra, por ter feito o percurso todo, que exige certa resistência física e técnica. Também é possível o competidor participar na categoria turismo, em que é feito um percurso menor.

Em todas as categorias só é possível participar se o ciclista tiver um condicionamento físico razoável, e fizer uso de capacete, luvas e óculos, sendo os dois últimos opcionais.

A largada será dada às 9 horas, na Praça de São Pedro, a principal do distrito. É recomendável aos participantes e ao público que cheguem um pouco antes do horário, pois a competição não costuma atrasar. A partida terá como incentivo uma trilha sonora preparada para agitar tanto os ciclistas como o público que prestigia o evento. Os ciclistas vão sair de São Pedro e seguir por vários lugares da Reserva de Macaé de Cima, e depois retornam para São Pedro.

A corrida para os atletas de elite deve durar aproximadamente três horas, já os demais devem fazer a prova em quatro horas e meia ou mais. A corrida, que tem como patrocinadores a Stam e a Energisa, é considerada uma espécie de São Silvestre do ciclismo. Isso por ter um público muito abrangente, com cerca de 100 atletas de elite e mais de 200 ciclistas praticantes, estes de todas as partes do Brasil. A premiação está prevista para as 15 horas, também na Praça de São Pedro.

Conforme afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Renato Satyro, o objetivo é sempre apoiar todos os eventos esportivos, tanto os do município como os de terceiros: “A maioria dos organizadores de eventos esportivos que nos procuram são apoiados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. Essa é uma marca nossa, da nossa gestão. Basta o evento ter tempo hábil para ser organizado, ter um cronograma, e ter a vontade de trabalhar em parceria pela cidade”, disse, revelando o caminho das pedras para aqueles que desejem investir no esporte em Nova Friburgo.

Muitos atletas que vão participar do Montanha Cup chegarão no sábado à São Pedro da Serra, para no domingo já estarem no local da competição. Neste último domingo, 25 de março, foi realizado um treino oficial, com cerca de 40 ciclistas, que fizeram o reconhecimento do circuito. A sétima edição do Montanha Cup em São Pedro da Serra promete ser uma verdadeira reunião de sotaques, uma vez que pessoas de todo o país costumam prestigiar o evento.

Segundo Orlando Mielli Júnior, da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, que há seis anos realiza a Montanha Cup em Nova Friburgo, a cidade tem vários pontos positivos que a diferenciam para a realização do evento. “Nova Friburgo é um dos polos nacionais de Mountain Bike, porque tem uma natureza incrível, geografia e clima de serra. Esses são diferenciais que tornam a cidade um dos locais mais lindos e agradáveis para se praticar o ciclismo e os esportes em geral.” Orlando Mielli Júnior destaca ainda que o evento não é meramente esportivo, mas turístico também: “A competição lota as pousadas, agita os restaurantes e o comércio”.

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, apoia o 7º Montanha Cup de São Pedro da Serra por meio do fornecimento de pessoal para a organização, do transporte de material e da legalização do evento junto ao Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e Secretaria de Saúde, sendo esta última responsável pelo atendimento médico no local do evento. Também são apoiadores do evento as secretarias municipais de Turismo e Comunicação Social. Mais informações no site www.ativo.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade