Seja durante cinco ou dez quilômetros de corrida ou mesmo três de caminhada. Praticando esporte, atletas e simpatizantes deram os parabéns a Nova Friburgo pelos 198 anos. A corrida comemorativa ao aniversário da cidade ocorreu na manhã do último domingo, 15, véspera da celebração dos 198 anos de Nova Friburgo e atraiu centenas de participantes de variadas partes do país, e com direito até a um representante da Venezuela. A organização foi do corredor Reginaldo de Azevedo Santos, com apoio da Prefeitura.
A concentração aconteceu na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e chegada em frente ao Clube de Xadrez, no Suspiro. A prova foi dividida em três tipos de percursos: a caminhada, de três quilômetros, contornando na ponte em frente a fábrica Haga, no final da Avenida Euterpe Friburguense; a corrida de cinco quilômetros, onde os atletas retornaram no trevo de Duas Pedras, e a de dez quilômetros, com retorno em frente ao Ciep Glauber Rocha, na Avenida Governador Roberto Silveira.
Entre os homens, Gabriel faturou a prova de cinco quilômetros, seguido por Luizinho e Tairon. Entre as mulheres o título nesta distância ficou com Renata. Márcia e Flávia completaram o pódio. Na prova de dez quilômetros, Inácio foi o grande vencedor, seguido por Ricardinho e Auderi. No feminino, a experiente Mirlene Silva cruzou a linha de chegada na frente, com Neide em segundo e Aline na terceira colocação.
“Estou muito feliz com o evento, e orgulhoso por poder realizá-lo. Quero agradecer a todos que me ajudaram, patrocinadores, entidades, imprensa, a minha irmã Cristiane Azevedo e demais envolvidos”, disse Reginaldo aos presentes.
A simpatia de Biel
O caráter de inclusão social é uma marca registrada do esporte de maneira geral. E assim tem sido nas edições da corrida em comemoração ao aniversário de Nova Friburgo. Este ano, o jovem Gabriel, o Biel, de apenas 14 anos, roubou as atenções. O garoto supera as limitações impostas pela necessidade do uso de um triciclo e, sempre que pode, participa de eventos de corrida.
Desta vez, encarou o desafio de percorrer cinco quilômetros. “Comecei a me interessar por corridas há dois anos, exatamente com o meu filho. Eu observei que ele gosta muito, se distrai, e desde então eu continuo praticando. Estamos presentes aos eventos sempre que possível”, relata o pai do garoto, Rodrigo Rocha.
Além de Biel, participaram do evento atletas deficientes do projeto Geração Superação, do Rio de Janeiro, e um casal de índios: Akazuí, tabajara, do Ceará, e Samehy, potiguara, da Paraíba. Ambos vivem na Aldeia Maracanã, na capital fluminense, e também são presenças marcantes em diversos eventos de atletismo pelo estado. Em Nova Friburgo os dois participaram do percurso de cinco quilômetros. A largada aconteceu na Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros. Os deficientes cadeirantes estiveram à frente, e foram seguidos pelos demais atletas. Ao final, confraternização, bolo e parabéns para Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário