(SECOM/NF) - A Guarda Municipal de Nova Friburgo entra numa nova fase. Por determinação da Força-Tarefa de Ordem Urbana, várias parcerias vêm sendo articuladas, no sentido de capacitar os guardas, visando oferecer melhor atendimento à população friburguense. Palestras, cursos e visitas técnicas são alguns exemplos de iniciativas em andamento.
Os treinamentos estão sendo acertados sem custos para a Guarda e a adesão é voluntária. Com a capacitação, serão criadas divisões especiais dentro da corporação, para que possam ser prestados serviços personalizados em diferentes setores, como turismo, área florestal, educacional, entre outras. Na semana passada, a convite do comandante da Guarda Municipal, major Alexandre Correia Pitaluga, o técnico em Emergência Médica do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, sargento Joaquim César Sant’ana (Folha), proferiu palestras sobre Primeiros socorros e Animais peçonhentos, no Salão Azul da Prefeitura.
O objetivo das atividades, além de integração entre os guardas, é oferecer qualificação para melhor atendimento à comunidade, inclusive em apoio à Polícia Militar, ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Autarquia Municipal de Trânsito (Autran).
Parceria com a PM: canal direto com o Comando
O major Pitaluga explica que a prioridade da corporação é a proteção ao patrimônio público, mas lembra que os treinamentos, além de qualificar o pessoal, permitem uma atuação mais abrangente.
Desta forma, as ações são mais articuladas, privilegiando o trabalho em equipe e em parceria com outras instituições. Um exemplo foi o reforço, na última semana, no patrulhamento na Praça Getúlio Vargas, uma reivindicação antiga da população.
Agora, os guardas que fazem ronda na área têm um canal direto de comunicação com a sala de comando do 11° Batalhão de Polícia Militar, que é acionado rapidamente caso haja alguma ocorrência.
Segundo o comandante da Força-Tarefa de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, a Guarda Municipal exerce papel fundamental no processo de pôr fim à desordem na cidade, iniciado na gestão do prefeito Heródoto Bento de Mello.
A capacitação dos agentes e os treinamentos são requisitos básicos para que a corporação possa prestar o serviço adequado, com foco direcionado a setores considerados prioritários no município serrano: segurança, turismo e meio ambiente. Alguns treinamentos neste sentido já foram realizados e novas turmas estão aderindo voluntariamente aos cursos.
Visita técnica para ronda florestal
No próximo dia 10, os guardas farão uma visita técnica para receber orientações de ronda florestal, aprendendo a atuar em casos de queimadas, desmatamento e tráfico de animais silvestres. O percurso será de Theodoro de Oliveira à base do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na sede do Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu.
Este trabalho será complementado por palestras com orientações sobre leis ambientais proferidas por advogados e técnicos, numa parceria com a 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB local), IEF e Ibama.
A Guarda Municipal e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) - Unidade Nova Friburgo - firmaram uma parceria para possibilitar que dez guardas cursem aulas de Inglês voltado ao Turismo e Hotelaria, que deverão durar cerca de um mês e meio.
Outros treinamentos já foram realizados nos últimos meses: proteção patrimonial e comunitária, que inclui combate a incêndio e primeiros socorros, além de um treinamento específico de combate a incêndio florestal, numa parceria com o Corpo de Bombeiros, e aulas teóricas e práticas de abordagem, oferecidas pela Polícia Militar.
Parcerias com a iniciativa privada também possibilitaram que a Guarda Municipal implantasse a Ronda Ciclística. E, na última terça-feira, dia 6, mais duas bicicletas foram doadas pelo Conseg, aumentando o efetivo que vem atuando neste trabalho, dando maior visibilidade aos agentes e, consequentemente, aumentando a segurança da população.
Deixe o seu comentário