Realizada de 7 a 12 de outubro, na Praça Lafayette Bravo em Conselheiro Paulino, a Semana da Atitude Cultural, promovida pela Cufa (Central Única das Favelas de Nova Friburgo) agitou Conselheiro Paulino, mobilizando moradores de quase 40 comunidades do distrito. Das crianças aos idosos, o evento, inteiramente produzido pelos jovens à frente da Cufa na cidade, mostrou que a cultura urbana é mais que um resgate da identidade da periferia, é também uma forma de inserção social, prevenção das violências, promoção da cultura de paz e uma fonte inesgotável de elementos de lazer, esporte, educação, arte, saúde e cidadania.
Dançarinos, ginastas, músicos, DJs, palhaços, com mais de cem artistas voluntários, a Semana da Atitude Cultural foi mais um sucesso para a Cufa de Nova Friburgo. Segundo a coordenadora do projeto Aline Velozo “Há muito o que se fazer pela nossa periferia, não apenas culturalmente. O que a Cufa busca hoje em Nova Friburgo é espaço, e a Semana da Atitude Cultural revela que estamos alcançando nossos objetivos.”
A coordenadora ainda aproveita para chamar atenção dizendo que o evento poderia ter sido um sucesso maior ainda se houvesse mais apoio e oportunidade por parte dos poderes público e privado, para as ações e projetos propostos, e ainda completa alertando para a carência de apoio a organizações como a Cufa: “Toda a versatilidade cultural e as particularidades de nossas favelas são levadas em consideração para a realização de projetos como o nosso e muitas vezes toda essa urbanilidade assusta quem não está inserido nessa realidade. Ter jovens à frente de projetos de resgate social não é comum, e utilizar como linguagem para isso, a cultura urbana também não. Portanto, o que podemos esperar da cidade é mais espaço e oportunidade para mostrar nosso trabalho, pois o respeito por jovens autogestionários e pela cultura urbana são conceitos que irão surgindo naturalmente dando legitimidade ao nosso trabalho.”
Responsável pela Semana da Atitude Cultural, a Cufa que vem buscando espaço na cidade desde fevereiro deste ano, foi criada em 1999 a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver, entre seus fundadores está o MV Bill, rapper e militante social. Hoje está presente em todos os estados brasileiros, nos grandes e pequenos municípios e possui algumas bases internacionais. Através de uma linguagem própria, a Cufa amplia suas formas e possibilidades de expressão e alcance, difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população. Com a promoção de atividades culturais, esportivas e sociais busca elevar a autoestima da periferia, proporcionando conhecimento e oferecendo novas perspectivas ao local.
Quem quiser obter maiores informações sobre a CUFA Nova Friburgo e sobre projetos como a Semana da Atitude Cultural, e até mesmo colaborar com este movimento, pode acessar o blog www.cufafriburgorj.blogspot.com e enviar um e-mail para contato.friburgo.rio@ cufa.org.br
Deixe o seu comentário