Nestas últimas semanas o meio ambiente esteve em alta em Nova Friburgo. Primeiramente foi a visita da presidente da Associação Internacional de Planejamento e Gestão Ambiental (Urbenviron), professora doutora Sueli Corrêa de Faria, que veio por indicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para avaliar e verificar o andamento do Plano Diretor de Nova Friburgo. Outra ação muito importante foi o retorno da Rede Brasileira Agro Florestal (Rebraf), para os trabalhos nas áreas de preservação permanente (APAs) municipais do Caledônia e Três Picos, agora com todo o apoio do Poder Executivo. Foi realizada também a audiência pública sobre o Refúgio de Vida Silvestre (RVS), que está sendo proposto pela comunidade de Macaé de Cima, na área do Parque Estadual dos Três Picos. Encerrando, a concessionária Águas de Nova Friburgo, através do seu superintendente Alexandre Bianchini, fez uma apresentação sobre água e esgoto na cidade.
A professora Sueli fez a avaliação do andamento do Plano Diretor de Nova Friburgo junto às secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente. Na oportunidade foi exibido e discutido o vídeo apresentado em Brasília, com o passo a passo do trabalho feito pelo plano diretor de Nova Friburgo, que, inclusive, foi premiado pela Caixa Econômica Federal. Pela boa apresentação feita, incluindo um pouco da história de Nova Friburgo, e por todos os trabalhos feitos de integração com as comunidades, a professora mostrou-se satisfeita e apresentará em outubro a experiência friburguense num seminário em Brasília para várias cidades brasileiras.
Sueli esteve também na coordenação da Agenda 21 Local de Nova Friburgo, que foi indicada pela Petrobras e pelo MMA como uma boa prática de Agenda 21 no Brasil. A visitante foi recebida na chamada Sala Verde pelos coordenadores João Mendes Neto e Paulo Roberto de Souza, que apresentaram todo o trabalho das Agendas 21 Local e Comperj, destacando a obtenção do financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para a implantação e conclusão do documento Agenda 21 Local nas três bacias hidrográficas, e por ter realizado uma segunda Agenda 21 do Comperj, patrocinada pela Petrobras e realizada pelos quatro setores da sociedade - poder público, empresarial, ONGs e comunidade. Este documento está em fase de conclusão para ser impresso e apresentado à sociedade. Foi acentuado à visitante que Nova Friburgo conseguiu ter duas Agendas 21 com o mesmo objetivo de crescimento sustentável, tanto pelas bacias hidrográficas, como por setores da sociedade.
Na reunião com a Rebraf, os interessados no crescimento e nos estudos sustentáveis da APA do Caledônia se reencontraram para reiniciar o trabalho conjunto com as comunidades do Cascatinha, Garrafão, Canton Suisse e Caledônia. O objetivo é levantar e mapear as demandas, estudando os problemas e apresentando soluções junto aos moradores. Em uma segunda fase será eleito um coordenador para a APA ou um colegiado para geri-la, sempre com o apoio da comunidade.
Na audiência pública sobre o RVS de Macaé de Cima, causou impacto o número expressivo de quase cem pessoas presentes, pois se tratava de um dia útil, além da grande dificuldade de locomoção para os moradores da região. Estiveram presentes várias autoridades municipais, estaduais, ONGs e associações, esclarecendo dúvidas sobre a proposição do Refúgio de Vida Silvestre.
E para terminar a semana verde de Nova Friburgo, na semana passada, Alexandre Bianchini deixou transparecer toda a sua vibração ao abordar um assunto que estava há muitos anos emperrado: o tratamento de esgoto. Na ocasião ele forneceu todas as informações, desde o cronograma de construção dos interceptores e das estações, passando pelos biodigestores e todos os detalhes, tanto de distribuição de água potável como de tratamento de esgoto da cidade. Com isto estará sendo solucionado o problema do esgoto in natura de um bilhão de litros mensais despejado nos rios da cidade, no período de quatro anos, quando se chegará a tratar perto de cem por cento desse esgoto.
As atividades da semana empolgaram os participantes da Agenda 21 Local, pois Nova Friburgo está se tornando um exemplo para o Brasil, uma cidade preocupada com o seu crescimento sustentável e com a preservação ambiental.
Deixe o seu comentário