Disposto a voltar a disputar a série D do Campeonato Brasileiro, o Friburguense precisa ser o melhor time entre os pequenos do campeonato carioca de 2015. À exceção de Macaé (que joga a série B), Madureira (série C) e Resende, já garantido na quarta divisão nacional depois de conquistar o título da Copa Rio, os clubes de menor investimento lutam para ter um calendário completo de jogos no segundo semestre do próximo ano. Sem recursos para contratar reforços de renome, o Tricolor da Serra aposta na manutenção da base, preparação antecipada e contratações pontuais para reforçar o elenco.
A primeira delas foi concluída na última semana, quando o elenco se reapresentou ao técnico Gerson Andreotti. O atacante Thalles Henrique, revelado pelo Vila Nova, de Goiás, estava no futebol coreano e assinou contrato com o Frizão. O jogador de 23 anos participou de seu primeiro treinamento com o grupo do Frizão na manhã da última terça-feira, no estádio Eduardo Guinle.
Revelado no futebol goiano, Thalles passou pelo Itumbiara em 2011, antes de ser anunciado no Palmeiras. Utilizado na equipe B do Verdão, o jogador teve passagem apenas discreta, e sem grandes oportunidades, logo que se transferiu para o exterior. Além da Coreia, Thalles também defendeu o Olhanense, de Portugal.
No Friburguense, o jogador deve ter mais oportunidades para mostrar o seu futebol. Thalles chega com o respaldo do técnico Gerson Andreotti, que teve influência direta na contratação do atacante. O jogador pertence ao mesmo grupo de empresários que colocou Caíque — um dos destaques da equipe na Copa Rio deste ano — no Tricolor da Serra.
"Eu participei do processo de contratação e aprovação sim. Apesar de não vê-lo jogar, tenho boas referências e assisti a alguns lances dele. É um jogador que realmente nos interessou”, resumiu.
Além de Thalles, a diretoria do Friburguense busca, pelo menos, outros três reforços: dois meias e um zagueiro. Marco Goiano, ex-Bonsucesso e Macaé, e Jefinho, que teve passagens por America, Boavista e pela base do Frizão, negociam. A contratação de mais um defensor está condicionada à recuperação do zagueiro Bruno Leal, que rompeu o ligamento do joelho e só deve retornar durante o campeonato carioca. O Tricolor da Serra cogitou a contratação do zagueiro Laerte, do Macaé, mas o jogador ainda tem contrato com o time do norte fluminense e as conversas não evoluíram.
Andreotti prepara o Friburguense para o estadual de 2015: objetivo principal é a vaga na série D
A primeira semana de treinos do Friburguense para a temporada de 2015 terminou na manhã do último sábado, 6, com nova atividade no estádio Eduardo Guinle. Sob olhares atentos do técnico Gerson Andreotti, os jogadores trabalharam com bola atrás do gol à esquerda das sociais. O treino, no entanto, foi mais voltado para a preparação física e coordenado pelo preparador Paulo Cesar Fagundes. Desta forma, o Frizão treinou durante praticamente toda a primeira semana, com foco na recuperação física e muscular dos atletas depois dos dez dias de férias. Na sequência, o treinamento principal do dia: finalizações ao gol.
Todo o elenco participou da atividade. O lateral Flavinho, recuperado de lesão que o tirou de grande parte da Copa Rio, treinou sem impedimentos, assim como o atacante Thalles, primeiro reforço para a temporada de 2015. O goleiro Marcos também treinou normalmente, mostrou estar recuperado da lesão no ligamento do joelho e deve estar à disposição de Andreotti já no início do estadual. Ele disputa a camisa 1 com Luiz Felipe e Afonso. Os meias Jorge Luiz e Léo tiveram bom aproveitamento e foram os destaques da atividade. O jovem Lucas, de apenas 17 anos, também recebeu elogios do técnico Gerson Andreotti pelo bom desempenho.
Liberado após as atividades, o elenco do Friburguense voltou a treinar na tarde desta segunda-feira. O Frizão manterá a rotina de atividades durante todo o mês de dezembro em Nova Friburgo. Haverá apenas uma breve parada de três dias para as festividades de Natal e ano-novo. No dia 8 janeiro, o Tricolor da Serra viaja para Miracema, onde fica até o dia 23 em período de treinos. Ainda não há amistosos previstos.
Eduardo Guinle recebe reparos
Estádio começa a ser preparado para o carioca de 2015
Reconhecido pela força quando joga na serra, o Friburguense começa a preparar a sua casa para receber os jogos da temporada de 2015. Além dos cuidados diários para manter o gramado em bom estado — o trabalho inclui irrigação, corte e replantio de algumas partes —, o Eduardo Guinle recebe nova pintura no lado externo. Os muros do Eduardo Guinle estão sendo coloridos com as cores do clube, o azul, vermelho e branco. A pintura é feita por funcionários do clube e o belo efeito visual pode ser notado à distância.
Na parte interna o Eduardo Guinle também deve receber alguns reparos na pintura das arquibancadas, processo que já aconteceu de forma mais completa ainda antes da Copa Rio. Algumas outras exigências feitas pela Federação de Futebol do Estado e pela emissora que transmite os jogos do campeonato carioca também serão atendidas.
O Friburguense estreia no estadual em 1º de fevereiro contra o Fluminense, no Rio de Janeiro. De acordo com o que determina a tabela de jogos, o Tricolor da Serra poderá receber Botafogo e Vasco em Nova Friburgo. Para tanto, deverá cumprir todas as determinações do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e, principalmente, da emissora que detém os direitos de transmissão do campeonato. Dentre elas está a mudança de localização dos refletores, que estariam atrapalhando a captação de imagens da região central das sociais durante as cobranças de escanteio. A cabine acima da tribuna de honra já recebe os primeiros reparos. As primeiras vistorias dos órgãos competentes devem ser realizadas ainda este mês, e prosseguirão durante janeiro.
Deixe o seu comentário