Associações Pestalozzi se encontram no município

terça-feira, 15 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O III Encontro Estadual das Associações Pestalozzi foi realizado sexta-feira, 11, e sábado, 12, no Hotel Bucsky, reunindo mais de 300 pessoas de cidades de todas as regiões do estado. O tema foi A pessoa com deficiência e seus direitos sociais. A abertura, na tarde de sexta-feira, contou com as presenças da secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, do presidente da Federação Estadual das Associações Pestalozzi, Marco Castilho, do presidente da Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, Adilson Alencar de Araújo, do deputado federal Otávio Leite, da vice-presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Ester Pacheco, as presidentes de Honra das federações estadual e nacional, respectivamente Eunice José Vieira e Sara Couto César, a presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) no estado do Rio, Elen Peres, do subsecretário municipal de Assistência Social, Diogo Celles Cordeiro, representante do prefeito em exercício Dermeval Neto, e do representante de todos os atendidos da rede pestalozziana do estado, aluno da Pestalozzi/NF, Wallace Barroso, entre outras autoridades e representantes da comunidade.

A abertura foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro, quando os presentes acompanharam os assistidos da Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, ao som de acordeom. Também foram entoados os hinos de Nova Friburgo, cantado pela professora Marlene Moreira Barroso, e da Federação Estadual das Associações Pestalozzi. Marco Castilho falou aos presentes, entre outros, abrindo oficialmente o encontro, e acentuou o trabalho desenvolvido pela rede Pestalozzi no estado do Rio de Janeiro, que abrange 15 mil pessoas e cem mil atendimentos anuais.

Já Benedita da Silva mostrou-se emocionada com o aluno Wallace, da Pestalozzi/NF, que também falou durante a abertura. A secretária, que representava o governador Sérgio Cabral, abordou o trabalho de sua secretaria, sempre desenvolvido com os parceiros, como a Pestalozzi. “O estado não teria como executar suas ações se não fosse com parceiros como a Pestalozzi”, frisou Benedita.

Reconhecimento

O presidente da Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, Adilson Alencar de Araújo, considerou a realização do encontro em Nova Friburgo um importante instrumento para o fortalecimento do movimento pestalozziano, principalmente na cidade. Para ele, a troca de experiências com as pessoas que militam nas outras associações em todo o estado seria um dos pontos altos do encontro.

Adilson lamentou a falta dos políticos na abertura do evento, pois seria uma oportunidade para que conhecessem de perto as diretrizes do movimento e o desenvolvimento das associações. Isso, porém, não prejudicou a importância do encontro, que também representava o reconhecimento da federação ao bom desempenho da Associação Pestalozzi de Nova Friburgo.

Atendimento de qualidade

Marco Castilho explicou que a federação estadual realiza o Encontro das Associações Pestalozzi a cada dois anos, quando reúne as suas entidades de todo o estado para discutir temas referentes à sua atuação em defesa das pessoas com deficiência. Para o presidente da federação, o atendimento do movimento pestalozziano é de boa qualidade, o que é constatado no Brasil há 84 anos e há quase 60 anos no Estado do Rio de Janeiro.

Castilho citou que, junto com as Apaes, as Associações Pestalozzi são a principal rede de atendimento às pessoas com deficiência em todo o país, incluindo Nova Friburgo, tanto que a decisão da realização do encontro deste ano contemplou a cidade, privilegiando a Região Serrana, que tem um número significativo de entidades.

Os dois encontros anteriores foram realizados em Rio Bonito e Araruama. Ainda não havia consenso sobre a realização do próximo encontro, com indicativo de que seja na Região Metropolitana, podendo ser no Rio de Janeiro ou Niterói.

Presença em todo o estado

A secretária Benedita da Silva enalteceu a grande parceria que o governo do estado tem, através da FIA, com as Associações Pestalozzi, que há décadas vêm prestando um grande serviço na área de inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais. Para a secretária é importante que o governo estadual acompanhe e apoie essas iniciativas e que possa contribuir com a política nessa área de atendimento.

Benedita salientou também a importância que as Associações Pestalozzi têm no sentido de interiorizar as ações de sua secretaria, constituindo-se na maior referência de instituição que conheceu em seus 67 anos de idade. “É uma parceira séria, executa um bom trabalho, é muito boa parceira”, destacou.

Benedita comentou que estar no encontro significava a presença e o apoio do governo do estado às Associações Pestalozzi que, associadas a outros movimentos, conta com grande credibilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade