Associação Friburguense de Kart define datas do campeonato deste ano

Expectativa é que até 105 pilotos participem do Campeonato Friburguense de Kart Amador em 2020
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
por Vinicius Gastin
Participação em grandes campeonatos e competição própria: avanços da modalidade em Nova Friburgo
Participação em grandes campeonatos e competição própria: avanços da modalidade em Nova Friburgo

Com cada vez mais fãs envolvidos no processo de fortalecimento da modalidade, a Associação Friburguense de Kart (AFK) já consegue se antecipar e montar o planejamento de próximas ações. Há poucos dias, por exemplo, a entidade anunciou e confirmou a realização do Campeonato Friburguense de Kart Amador - Rental Kart 2020. Ao todo, 105 pilotos poderão participar em quatro divisões com peso de lastro único: 90 quilos. 

De acordo com a organização, o piloto inscrito no campeonato também participa da Copa Friburgo (no formato de baterias eliminatórias), onde os 15 que passarem nas fases classificatórias vão disputar a grande final. O campeão será aquele piloto que cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. 

As baterias da Copa Friburgo serão realizadas sempre no mesmo dia do Campeonato Friburguense. Todas as etapas serão disputadas no KIG-Kartódromo Internacional de Guapimirim, e o valor das baterias deverá ser pago diretamente ao kartódromo. Estão previstas dez etapas e mais uma prova seletiva, marcada para o próximo domingo, 19 de janeiro. A primeira etapa acontece no dia 9 de fevereiro, e a competição prossegue com provas praticamente mensais, até a última no dia 6 de dezembro. Todas as etapas terão início às 9h, e os horários podem variar de acordo com a divisão em que o piloto se classificar.

Os pilotos interessados em participar devem enviar os dados cadastrais: nome e endereço completo, data de nascimento, peso, apelido, tamanho da camisa e número de celular com DDD para o e-mail inscricao@friburgokartclube.com.br. O valor da inscrição é de R$ 200 para associados da AFK e de R$ 300 para não associados. 

Fortalecimento do kartismo

O projeto da Associação nasceu a partir de em grupo de amigos de Nova Friburgo, apaixonados pelo Kart, com um movimento para tentar viabilizar a construção de um Kartódromo no município. Após algumas corridas no município de Guapimirim, na baixada fluminense, os encontros do grupos se tornaram frequentes, praticamente mensais, e atualmente o grupo reúne mais de 130 participantes. 

A partir desse movimento nasceu o FKC – Friburgo Kart Clube, clube amador municipal, voltado para o fomento da prática do kartismo amador de aluguel (Rental Kart). A equipe, agora uma Associação, promove campeonatos no Kartódromo Internacional de Guapimirim desde este ano, com calendário pré-definido e todas as Baterias Reservadas. 

Esses são apenas os primeiros passos de um projeto ainda mais ambicioso, que resulta no movimento de Pró-Kartódromo em Nova Friburgo. Já há inclusive a definição do terreno, localizado terreno na RJ-130, entre Campo do Coelho e Conquista.

Em julho deste ano foi anunciada a parceria com as Universidades Estácio de Sá e Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), através dos departamentos de modelagem computacional. O trabalho em conjunto com essas duas instituições vai resultar na montagem de uma pista virtual para levantar os custos da construção do kartódromo. 

O desenho e o projeto são assinados por Roberto Pupo Moreno, piloto famoso por derrotar, em 1981, Nelson Piquet e Alan Jones no GP da Austrália, na época disputado com carros da Fórmula Pacífico. O próprio Moreno – que atualmente tem um curso de automobilismo nos EUA - foi quem se dispôs a montar a pista de kart em Nova Friburgo.

O kart tem crescido de forma considerável nos últimos quatro anos no país, sendo o Brasil a nação que mais revela pilotos e competidores, especialmente crianças de seis e sete anos. Uma empresa de combustíveis fomenta um projeto em todo o mundo, e o kart é uma das modalidades que recebe investimentos. 

No Rio de Janeiro, ainda há relativamente pouco espaço para a demanda que surge, com apenas dois kartódromos internacionais, em Volta Redonda e Guapimirim. Nova Friburgo, através do FKC, tenta acelerar para fazer parte desse movimento.

O calendário de 2020:

- Seletiva: 19/1

- Primeira Etapa: 09/02

- Segunda Etapa: 13/03

- Terceira Etapa: 05/04

- Quarta Etapa: 31/05

- Quinta Etapa: 21/06

- Sexta Etapa: 23/08

- Sétima Etapa: 13/09

- Oitava Etapa: 04/10

- Nona Etapa: 15/11

- Décima Etapa: 06/12

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: kart
Publicidade