Com presença de moradores considerada surpreendente, a Associação dos Produtores Rurais, Moradores e Amigos do Stucky e Colonial 61 realizou no galpão de propriedade de Dorvalino Silveira, situado no ponto final de Stucky, no último domingo, 8, a sua assembleia geral para eleição da nova diretoria. Nem mesmo a manhã chuvosa e a péssima situação da estrada impediram que 152 pessoas se reunissem para discutir os problemas da localidade e escolher seus representantes.
A mesa diretora dos trabalhos foi presidida pelo zootecnista Selmo de Oliveira Santos, que teve ao seu lado o vereador Márcio Damazio, o radialista Pedro Osmar e o secretário municipal de Agricultura, José Carlos Siqueira.
Pedro Osmar, primeiro a se pronunciar, destacou a importância de a comunidade ter seu próprio administrador, já que atualmente os serviços públicos locais são feitos pela administração de Mury—inclusive a manutenção das estradas vicinais da localidade, hoje em precárias condições.
José Carlos Siqueira representou o prefeito Sérgio Xavier (PMDB) e informou que fará todo esforço possível para manter a força-tarefa do governo do Estado em Nova Friburgo, com objetivo de atuar pelo menos mais quatro meses no município.
Já Márcio Damásio deu um testemunho da importância do associativismo no 3º distrito—Campo do Coelho—e relatou os benefícios que o mesmo tem proporcionado para sua região. Ele citou do trabalho de Selmo Santos na implantação da estruturação agrária em Nova Friburgo, o que muito tem desenvolvido socialmente o município. Damásio adiantou que está em vias de receber para sua comunidade um trator agrícola, com implementos mecânicos, para utilização pelos agricultores, com recursos do governo do estado, fruto do associativismo rural.
Surpreso com o grande número de participantes, Selmo fez um breve histórico da estruturação agrária em Nova Friburgo e afirmou que o município possui a maior rede associativista municipal do país e isto tem servido de exemplo para vários municípios, em diversos estados brasileiros. O zootecnista afirmou ainda que com a recente criação do Sindicato dos Agricultores Familiares de Nova Friburgo (Sindaf) a rede associativista será cada vez mais ampliada e desenvolvida.
A NOVA DIRETORIA - Uma única chapa foi apresentada na assembleia, sendo eleita por aclamação, em clima de muita união. O presidente eleito foi Carlos Alberto Bernardo da Silveira, vice-presidente, José Cláudio Oliveira Abreu, primeira-secretária, Lúcia de Fátima Gonçalves, segunda-secretária, Maria das Graças Freimann, primeiro-tesoureiro Manoel Ernandes Bom, e segundo-tesoureiro José Carlos Mury. Todos eleitos para a gestão 2012/2014.
Ao assumir a presidência, Carlos Alberto agradeceu a maciça presença dos moradores e visitantes e afirmou estar engajado na luta para garantir a união de todos moradores, a fim de amenizar as dificuldades que enfrenta atualmente a comunidade, citando como exemplos o péssimo estado da estrada, situação da escola, posto de saúde e criação de uma administração própria, hoje vinculada à administração de Mury.
Deixe o seu comentário