Associação dos Aposentados está à procura das mulheres

terça-feira, 02 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Nova Friburgo (AAPNF), como o próprio nome sugere, congrega quem já não trabalha mais. Foi fundada em 23 de abril de 1963, mas permaneceu parada durante um bom tempo. No final da década de 80, um grupo assumiu a entidade e até hoje cuida da associação, lutando pelos direitos, do lazer e do aspecto cultural dos aposentados. Uma das metas atuais da AAPNF, presidida por Araceli Dias Borges, é atrair as mulheres e, com elas, dar mais ênfase ao aspecto cultural.

O primeiro presidente da AAPNF foi José Pereira da Silva Costa, o Costinha. Faziam parte daquela diretoria também Jaime Maia e Oscar Gonçalves. O objetivo principal da associação era tratar dos assuntos dos associados junto à Previdência Social, o que continua até hoje. A revolução de 1964, um ano após a fundação da entidade, afetou o seu funcionamento, e os aposentados ficaram sem poder contar com a associação durante um bom tempo, carecendo de uma pesquisa mais profunda dos diretores.

A LUTA PELO 147% – No final dos anos 80, quando o tal grupo assumiu a associação, os tempos eram outros. Estava numa verdadeira efervescência a questão do reajuste de 147% dos aposentados. Na ocasião, os aposentados só receberam 56%. Isso fez a AAPNF empreender uma grande luta na Justiça.

Com Sílvio Teixeira na presidência, a diretoria não se cansou da luta. Porém, como os aposentados não recebiam a diferença, houve uma grande frustração e desânimo na classe. Devido à morosidade da Justiça, muitos não receberam a diferença e os casos se arrastam até hoje. Diante desse quadro, era preciso que a diretoria pensasse numa outra forma de conduzir a associação e elevar a autoestima dos aposentados e pensionistas.

LAZER E RENDA PARA A ASSOCIAÇÃO – A solução encontrada foi a promoção de atividades agregadoras, como o lazer, a arte e cultura. As de lazer, como os famosos bailes da Associação dos Aposentados, e viagens a passeio, não só agregam os associados, como também passaram a gerar renda para a entidade. Assim, foi possível à AAPNF adquirir a sede, que funciona até hoje na Rua Ernesto Brasílio, 64, sala 510, no Centro. Ali são feitas reuniões, em que os associados são recebidos e as mensalidades, atualmente de R$ 10, são pagas. Desta arrecadação a associação paga o condomínio, o salário da secretária e as contas de luz, água e telefone, além de lanche dos passeios e parte do jantar de fim de ano.

Os bailes da Associação dos Aposentados – hoje realizados na sede da banda Euterpe Friburguense, às sextas-feiras e domingos – conseguiram tirar muitos idosos de casa, que levam os familiares e fazem muitas amizades. E, mais que isso, têm um verdadeiro sentimento de família. Os planos da associação deram certo. Tão certo que até a Sociedade Esportiva Friburguense (SEF) franqueia a entrada dos aposentados e pensionistas associados da AAPNF nos bailes de domingo também. Outros benefícios dos associados da AAPNF são os atendimentos de saúde e lazer do Sesi, com descontos no pagamento; o mesmo acontece para pagamento do Plano SAF na sede da associação; e outros descontos em estabelecimentos comerciais da cidade.

OS DIRETORES – A atual diretoria da AAPNF está assim constituída: presidente – Araceli Dias Borges; vice-presidente – Sílvio Teixeira da Silva; primeiro secretário – José Rezende; segunda secretária – Sônia Stróligo; primeiro tesoureiro – Araci Fischer Timóteo; e segunda tesoureira – Cristina Mariana Sanches. José Garcia Senra, Américo Mário de Assis e Sônia Marçal Cardoso integram o Conselho Fiscal permanente, enquanto Vera Gripp Corrêa da Rocha e Vera Lúcia da Silva Francisco são do Conselho Suplente.

A BUSCA PELAS MULHERES – A AAPNF tem cerca de dois mil associados, porém, cumprindo com suas obrigações, são entre 200 e 300. É plano da diretoria atrair as mulheres para seu quadro. Uma das formas encontradas para isso foi aproveitar o quadro que a associação tem, toda última quinta-feira de cada mês, às 9h30, no programa O Show do Pedro Osmar, na Rádio Nova Friburgo AM.

O objetivo da diretoria e conscientizar as aposentadas e pensionistas da importância de ser associada. E, com elas, colocar em ação especialmente a arte e a cultura, fundamentais para todo o quadro da associação.

Homens e mulheres que queiram se associar à AAPNF, principalmente quem se aposentou recentemente, devem comparecer à sede da entidade, munido de duas fotos 3X4, carta de aposentadoria e um documento de identidade para a inscrição. A sede da AAPNF funciona das 14h às 17h, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras. O telefone para contato é 2523-9020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade