Em uma iniciativa inovadora, a Associação de Moradores de Lumiar, formada por um grupo de mulheres, realizou ao longo dos últimos meses um diagnóstico detalhado sobre o distrito. No documento, entregue à vereadores na última semana, foram apontados os principais problemas que atingem a localidade, além de soluções para cada questão.
Entre os principais problemas relacionados estão: as péssimas condições da rodovia RJ 142, que liga o distrito ao centro da cidade, como a falta de capina, sinalização e buracos. A precariedade de atendimento médico na localidade; o esgoto, que tem poluído os mananciais; e o lixo, cujos coletores são insuficientes e, em sua maioria, localizados às margens dos rios, foram mais alguns dos problemas relacionados no diagnóstico. Isso sem mencionar a falta de investimentos no turismo local.
De acordo com a presidente da associação, Silvia Faltz, o grupo tem como objetivo promover diversas ações de conscientização junto aos moradores e autoridades e dar andamento em projetos importantes para o Distrito. "Queremos fazer a diferença, unir a comunidade e representantes públicos para empreender ações em diversas áreas. O Distrito de Lumiar tem uma grande importância histórica e turística para Nova Friburgo. Precisamos tornar isso algo favorável aos moradores", destacou.
Ainda segundo Silvia, a associação, que foi eleita no último domingo, 6, vai se reunir ao longo da próxima semana para traçar as primeira metas para o início da gestão. “Todas as nossas atividades serão amplamente divulgadas nos meios de comunicação, especialmente nas redes sociais”, pontuou ela, explicando que o grupo é formado por profissionais de diversas áreas, algumas com bastante experiência na área de gestão pública e turismo.
Deixe o seu comentário