Assistência Social de Duas Barras faz festa de encerramento e entrega certificados de cursos

sexta-feira, 26 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Assistência Social de Duas Barras faz festa de encerramento e entrega certificados de cursos
Assistência Social de Duas Barras faz festa de encerramento e entrega certificados de cursos

Contando com a presença do prefeito Antonio Carlos (PMDB), a Prefeitura de Duas Barras através da Secretaria de Assistência Social, sob o comando do secretário Francisco Fortunato de Souza, o Chiquinho São João, com o objetivo de marcar o encerramento das atividades promovidas pelo Programa de Atenção Integral à Família (Paif), desenvolvidas através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), realizou esta semana nas dependências do Centro de Convivência do Idoso, uma festa de confraternização que contou com a presença das inúmeras famílias assistidas pelo programa.

Além das famílias e convidados especiais, também estiveram presentes no evento a coordenadora geral do Paif/Cras, a assistente social Lilian Erthal; a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Renata Ferreira, e do Pró-Jovem, Josana do Couto.

Em clima de muita alegria e alto astral, antecipando as comemorações próprias de fim de ano, o evento serviu também para realizar a entrega dos certificados a cerca de 90 participantes assistidos pelos programas, que concluíram os cursos de manicure e artesanato, que teve como instrutora Maria Isabel Pereira, e de corte costura, que teve como instrutora Rosilene Otávio da Silva.

Os certificados, segundo o secretário Chiquinho, já estão servindo ou irão servir para alavancar inúmeras possibilidades na vida dos que se dedicaram a conquistá-los.

“Tivemos inúmeros participantes do curso de corte e costura, por exemplo, que quando chegaram não sabiam sequer segurar uma agulha, e agora já sabem confeccionar belas peças íntimas. Com essa qualificação profissional, muitas já estão buscando espaço no mercado de trabalho, que poderá ser ainda mais facilitado com o certificado emitido pela Prefeitura. Diante disso, fico muito feliz em saber que estamos cumprindo com o nosso papel de não só dar o peixe, mas também ensinar a pescar”, destacou.

A festa foi aberta com a participação especial do professor Minguinho e seu grupo de alunos da Escola Municipal de Música, dirigida pela professora Cátia Souza, que funciona em parceria com a Sociedade Musical 8 de Dezembro, a querida Banda de Duas Barras atualmente presidida por Manoel de Souza.

Em seguida um videofoto foi apresentado aos presentes pela secretaria para todos pudessem tomar conhecimento das atividades que vem sendo desenvolvidas pelo Paif/Cras, Pró-Jovem e Peti em todo o município.

Também uma exposição foi organizada com os trabalhos desenvolvidos nos cursos e programas dando uma pequena mostra das atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano de trabalho.

Pouco antes de se retirar para atender outros compromissos, o prefeito Antonio Carlos fez questão de destacar.

“Quero parabenizar o secretário Chiquinho pelo sério trabalho que vem realizando a frente da secretaria de Assistência Social com toda sua equipe técnica e o apoio de inúmeros voluntários. O que compete a Prefeitura que é de garantir às famílias o acesso a melhores condições de vida, vem sendo feito com muita responsabilidade e, principalmente, com respeito ao dinheiro público que vem sendo utilizado de forma séria e transparente. A prova disso é que desde o início do meu primeiro mandato tivemos todas as contas do nosso governo aprovadas pelo Tribunal de Contas, que tem a responsabilidade de fiscalizar a Prefeitura. Promover o ser humano de forma integral ajudando-o a crescer o que estamos fazendo viabilizando iniciativas como esses cursos e programas que vem sendo realizados”, concluiu.

O evento foi encerrado com um gostoso lanche servido aos participantes da festa de encerramento do ano.

O que é o Paif

Programa de Atenção Integral à Família (Paif), que é um conjunto de ações continuadas desenvolvidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Cabe ao Paif a prestação de serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços socioeducativos e de convivência, desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para demais serviços socioassistenciais e de outras políticas. Cabe lembrar que a ação principal do programa é o acompanhamento sociofamiliar.

Objetivos: Oferecer proteção integral às famílias e seus membros; Prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações; Garantir o direito à convivência familiar e comunitária; Contribuir para o processo da autonomia e da emancipação social da família.

Quem pode participar: Famílias cujos membros encontram-se em situação de vulnerabilidade social por questões diversas como as de gênero, etnia, deficiência, idade, entre outras. São priorizadas no Paif as famílias inseridas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), aquelas beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como sua prefeitura tem acesso: O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), cofinancia o desenvolvimento das ações do Paif e o funcionamento dos Cras. Os critérios de partilha de recursos federais disponíveis para o cofinanciamento do Paif são formulados pelo MDS, pactuados na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), e aprovados pelo Conselho Nacional Assistência Social (CNAS), considerando os recursos disponíveis. Para participar o município deve estar habilitado nos níveis de gestão básica ou plena, disponibilizar espaço físico público e o mobiliário para o funcionamento do Cras.

Resumindo: Os serviços e programas da Assistência Social são desenvolvidos pelo Programa de Atenção Integral à Família (Paif), através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que também desenvolve atividades através do Prá-Jovem Adolescente e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Além disso, para os casos especiais a secretaria de Assistencia Social pode garantir o acesso ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); Benefícios Eventuais; Carteira do Idoso; Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas famílias; Serviços Destinados a Crianças de 0 a 6 anos e Pessoas Idosas; Serviço de Proteção Social aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e outras ações através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade