Assistência Social continua trabalho de resgate a moradores de rua

Na noite de terça-feira, dois homens que possuem residência fixa, mas preferem as ruas, foram abordados no antigo fórum
quarta-feira, 20 de março de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Assistência Social continua trabalho de resgate a moradores de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na noite da última terça-feira, 19, mais uma ação para ajudar moradores em situação de rua e retirá-los das condições precárias em que se encontram. Alguns pertences de duas pessoas que costumam se abrigar sob a estrutura do antigo fórum, no acesso pela Rua Ernesto Brasílio, ficaram para trás. Os agentes da secretaria afirmaram na última semana que continuariam com as ações no centro da cidade a fim de ajudar e orientar adultos e menores de idade nessa situação.

Durante o dia, eles ficam espalhados pelo centro da cidade, o que tem incomodado alguns lojistas. O caso levou, inclusive, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, a fazer um apelo, por ofício, à prefeitura pedindo auxílio para solucionar o problema.

No comunicado, Braulio Rezende pediu a prefeitura “medidas urgentes para coibir a confusão provocada, em vários pontos da cidade, por pessoas em situação de rua. De acordo com ele, as entidades vêm recebendo reclamações de empresários associados que relatam queda de movimento em suas lojas em função desse quadro.”

“Temos consciência de que é uma questão complexa, por envolver aspectos sociais, mas acreditamos que pode ser atenuada com atuação firme e segura do poder público”, continuou Braulio no comunicado.

Ainda de acordo com a mensagem, Braulio Rezende contou que, na última semana, comerciantes enviaram à CDL e ao Sincomércio fotos que mostram muita bagunça e sujeira promovidas por um grupo que se estabeleceu na Avenida Euterpe Friburguense, na pracinha em frente ao supermercado Cavalo Preto. “Os empresários mencionaram brigas, gritarias com palavrões e até ameaças aos pedestres, fatos que, segundo eles, afastam os consumidores das lojas. Por isso insistimos no pedido para que a prefeitura tome providências imediatas para solucionar o problema. Essa desorganização nas ruas afeta também a população e a imagem da cidade”, terminou o comunicado.

O que antes era uma situação controlada, agora parece que vem se alastrando pela cidade. O crescente número de moradores de rua na cidade tem deixado apreensivos moradores e aqueles que passam diariamente pelo Centro. Na última semana, 11ºBPM, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, realizou na manhã desta segunda-feira, 11, uma ação preventiva para fiscalizar algumas pessoas que estão ocupando o coreto da Praça Getúlio Vargas.

Segundo a prefeitura, o trabalho, teve a finalidade de retirar daquele espaço público pessoas que costumam ocupar o coreto e, segundo denúncias de transeuntes costumam utilizar o local para o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, além de importunar frequentadores da principal praça da cidade. A abordagem teve o apoio de policiais militares, guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

No total, 12 adultos (sendo dois andarilhos argentinos) e dois menores foram abordados. Eles foram encaminhados às suas residências, já que possuem autonomia e moradia fixa, e encaminhados também para o serviço de Saúde Mental da prefeitura. Já os adolescentes foram atendidos pelo Conselho Tutelar, que localizou os responsáveis e fará, a partir de então, o acompanhamento familiar dos mesmos.

O que dizem a Secretaria de Assistência Social e a Guarda Municipal

A secretária de Assistência Social, Emmanuele Marques, reforça que, é importante que a população acione a Polícia Militar sempre que flagrar atos libidinosos e tráfico de drogas praticados por moradores de rua em espaços públicos do município. Segundo o coordenador da Guarda Municipal, Carlos Freitas, a ação de abordagem efetuada pelo município na noite da última terça-feira, 19, foi conduzida pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social com foco no diálogo e no convencimento para que essas pessoas deixassem as ruas. Ainda segundo as equipes que promoveram a abordagem, ambos os homens que dormiam no antigo Fórum e foram abordados têm residência fixa, mas optaram por dormir nas ruas, onde contam com doações da população.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: assistência social | moradores de rua
Publicidade