(*) Max Wolosker Neto
Quinta feira 30 de julho e sábado 1 de agosto, são datas para ficarem gravadas na história da natação e do esporte nacionais. Cesar Cielo é ouro nas provas dos 100m e 50m nado livre, com direito a recorde mundial nos 100 onde cravou 46s91, no campeonato mundial de natação, em Roma. Passa a ser, a partir de agora, com todos os méritos o maior nadador brasileiro da atualidade.
Com o ouro do sábado, nosso nadador igualou o feito do Russo Alexander Popov, único atleta que anteriormente conseguira ganhar, em sequência, os títulos olímpico e mundial na prova mais rápida da natação. Popov foi campeão olímpico em Barcelona em 1992 e repetiu o feito no mundial de 1994, em Roma. No entanto, Cielo dois dias antes escrevera seu nome na galeria dos heróis nacionais ao bater o recorde mundial dos 100m nado livre, no Foro Itálico, também em Roma. É o primeiro brasileiro a conquistar tal feito nessas modalidades e mostra que além do vôlei e do futebol, temos mais um esporte em que podemos disputar em igualdade de condições, com os grandes do mundo. Deve-se acrescentar ainda que ele é o terceiro nadador, no mundo, a ganhar na mesma competição os 100m e os 50m, o que só acontecera anteriormente com Popov em 1994 e com Anthony Ervin, em 2001.
Além da chamada de capa do site da Federação Internacional de Natação (Fina), o feito do brasileiro foi destaque nas principais publicações do mundo; no La República foi comparado a alguns dos principais nomes na história da prova, entre eles Jim Montgomery, Matt Biondi e Pieter van Hoggenband. Já a Gazzetta dello Sport estampou em sua manchete: “A corrida perfeita do filho de Deus”. O L´Èquipe, da França por motivos óbvios, a derrota dos dois nadadores franceses, escreveu: “Muito bonito, mas triste”.
Nascido em Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, em 10 de janeiro de 1987, Cesar Cielo iniciou sua carreira aos oito anos no Esporte Clube Barbarense e, curiosamente, sua primeira medalha, de bronze, foi ganha em 1995 no torneio Bob´s de natação, numa prova de 50m nado livre. Aos 16 anos recebeu um convite para treinar ao lado de Gustavo Borges, seu ídolo, no Esporte Clube Pinheiros. Dois anos depois, com uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, sua carreira deslanchou e já em 2007, convocado para a seleção brasileira de natação para o Pan Americano, no Rio de Janeiro, ganhou as medalhas de ouro nos 50 e 100 metros livre e no revezamento 4 X 100m livre.
A vitória de Cielo é muito importante porque a última medalha de ouro conquistada por um nadador brasileiro foi há 27 anos atrás, no mundial de natação em Guaiaquil, no Equador. Nessa competição, Ricardo Prado ganhou o ouro e, de quebra, bateu o recorde mundial dos 400m medley, com o tempo de 4m 19s 78.
Com as vitórias do nosso caipira de ouro e a recuperação de Felipe Massa cuja alta está prevista para segunda 3 de agosto, o fim de semana do brasileiro ficou mais agradável, fazendo-o varrer para debaixo do tapete a sujeira fabricada por nossos políticos e as sandices proferidas pelo chefe da nação, que ganharia muito mais se ficasse de boca calada, pois como diz o ditado popular, em boca fechada não entra mosca nem sai besteira.
Max Wolosker Neto, jornalista e médico
Email: woloskerm@gigalink.com.br
Deixe o seu comentário