Orlando Castor (Aluno do 7º período do curso de Jornalismo da Universidade Candido Mendes)
Visando atender às demandas do mercado e conscientizar o empresariado para a necessidade de utilizar o jornalismo e a publicidade como ferramentas estratégicas para a gestão de negócios, a Universidade Candido Mendes (Ucam) está lançando um curso de extensão em Assessoria de Imprensa.
Braço do jornalismo que caminha a passos largos, as contratações de assessorias tiveram um crescimento de mais de 40% nos últimos cinco anos, de acordo com o sindicato da categoria. O curso será ministrado pela professora e jornalista Elza Calazans, mestra em Comunicação Política pela Universidade de Einschtätt, Alemanha, com extensão em Comunicação e Marketing Político pela Associação Brasileira de Relações Públicas. Passou pelos jornais Última Hora, Jornal do Brasil, O Dia, O Povo, Tribuna da Imprensa e Bloch Editores. Também foi correspondente internacional da revista alemã Der Spiegel. Desde 1997 é assessora de imprensa da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, tendo atuado nas últimas quatro campanhas políticas do município.
Nesta entrevista, Elza Calazans fala sobre o potencial de uma assessoria de imprensa e os resultados surpreendentes que esta ferramenta, quando bem empregada, pode gerar.
A VOZ DA SERRA - Por que as assessorias de imprensa são tão importantes hoje em dia?
ELZA CALAZANS - Na era do conhecimento, a assessoria de imprensa é uma ferramenta importantíssima no fortalecimento da imagem empresarial. Cabe ao assessor estreitar o relacionamento entre as empresas e os meios de comunicação sempre visando valorizar seu lado positivo e dar maior visibilidade aos produtos ou serviços. Em alguns setores, como o turismo, por exemplo, esta estratégia é crucial. Para tanto, o assessor tem que saber buscar espaços jornalísticos que atendam às necessidades de seus clientes.
AVS - Em que medida ela se diferencia da publicidade e dos comerciais em geral?
ELZA CALAZANS - São coisas totalmente diferentes. A assessoria de imprensa trabalha no sentindo de obter espaços jornalísticos e gratuitos na mídia. Já a publicidade é paga. O interessante é que quando o leitor se depara com uma reportagem, um artigo ou uma nota positiva da empresa, a valorização é outra. Isso porque é o jornal ou veiculo que estão afirmando que o serviço é bom. Já na publicidade, o leitor sabe que aquele é um espaço pago e, em geral, a proposta é outra, mais específica. A assessoria de imprensa trabalha a imagem de uma forma gradual, a partir de fatos jornalísticos produzidos pelo próprio cliente ou que tenham relação direta com ele. Além disso, ninguém está livre de enfrentar problemas inesperados que podem ter repercussão negativa na imprensa. E, nesta hora, ter uma boa assessoria é fundamental.
AVS - Não investir em assessoria de imprensa pode prejudicar o crescimento de uma empresa?
ELZA CALAZANS - A falta de uma assessoria dificulta qualquer relacionamento empresarial ou institucional com a imprensa. Os jornalistas se sentem mais seguros falando com alguém do mesmo segmento, que transmita as informações com clareza e linguagem profissional do que com leigos que não conhecem a dinâmica de uma redação. Mas é importante que o assessor e seu cliente tenham em mente que um release, isto é, um comunicado à imprensa ou uma sugestão de pauta, devem ser redigidos de modo a atender às necessidades dos jornalistas, dentro das técnicas e estilos do texto jornalístico. De nada adianta escrever uma matéria que agrada ao cliente, se ela não tiver menor chance de publicação.
AVS - É inegável que trabalhar numa assessoria de comunicação possibilita ao profissional conhecer e fazer contatos com outros profissionais. Isso ajuda o jornalista a conseguir outros trabalhos e a ter um leque maior de clientes, não?
ELZA CALAZANS - Com certeza. O assessor de imprensa está em contato direto tanto com a imprensa quanto com outras empresas, e seu aprimoramento será um diferencial e tanto. Além disso, o simples fato de realizar um bom trabalho funciona como cartão de visita. Para quem está começando na profissão, há um vasto mercado a ser explorado, principalmente nos municípios da região. É um trabalho extremamente gratificante também, pois o assessor vai descobrir todo o potencial de seu cliente para que ele se mantenha presente na mídia, o que se consegue com ações positivas e bem estruturadas.
AVS - O que o curso tem a oferecer aos alunos de Comunicação Social e aos profissionais que já atuam no mercado?
ELZA CALAZANS - Trabalho com assessorias de comunicação há mais de dez anos e garanto que este é um mercado em permanente evolução. Todos os profissionais de Comunicação precisam estar sempre atentos às novas demandas, tecnologias e formas de atuação. O aprimoramento profissional é uma exigência permanente do mercado de trabalho e todos nós temos sempre algo mais a aprender. A troca de experiências, os estudos de caso, os exemplos de como fazer ou, ao contrário, do que não deve ser feito são constantes. Há sempre pequenos detalhes, informações sobre o dia a dia das redações e outros mecanismos de atuação que, com certeza, facilitarão o trabalho de quem já atua ou pretende conhecer melhor este importante ramo da comunicação.
Serviço
Curso de extensão de Assessoria de Imprensa
Local: Campus da Universidade Candido Mendes
Horário: Sábado, 25, das 8h às 18h, e domingo, 26, das 8h às 13h
Investimento: Duas parcelas de R$ 70
Público-alvo: Jornalistas, publicitários e alunos
de Comunicação Social
Informações: (22) 2523-9932
Vagas limitadas
Deixe o seu comentário