Assessoria de Glauber Braga justifica uso de verba indenizatória

De acordo com levantamento publicado no jornal Extra, o deputado friburguense ocupa a 10ª posição entre os que mais utilizaram a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
por Márcio Madeira
Assessoria de Glauber Braga justifica uso de verba indenizatória

Menos de dez dias após ser apontado pelos jornalistas responsáveis pelo prêmio Congresso em Foco como um dos dez melhores deputados federais do Brasil, Glauber Braga (Psol) voltou a figurar numa lista de destaque entre seus companheiros de plenário. O caso mais recente, no entanto, está longe de ser visto com bons olhos pela população. De acordo com levantamento publicado na edição de quarta-feira, 14, do jornal Extra, o deputado friburguense ocupa a 10ª posição entre os que mais utilizaram a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap).

Antigamente chamada de verba indenizatória, a Ceap assegura uma quantia mensal destinada a custear gastos exclusivamente vinculados ao exercício da função. O valor máximo mensal da cota depende do estado que o deputado representa. No caso do Rio de Janeiro, cada deputado tem direito a R$ 30.206,31.

As regras para o uso da Ceap determinam que podem ser indenizadas despesas com passagens aéreas; telefonia; serviços postais; manutenção de escritórios; assinatura de publicações; fornecimento de alimentação; hospedagem; outras despesas com locomoção, contemplando locação ou fretamento de aeronaves, veículos automotores e embarcações, serviços de táxi, pedágio e estacionamento e passagens terrestres, marítimas ou fluviais; combustíveis e lubrificantes; serviços de segurança; contratação de consultorias e trabalhos técnicos; divulgação da atividade parlamentar, exceto nos 120 dias anteriores às eleições; participação do parlamentar em cursos, palestras, seminários, simpósios, congressos ou eventos congêneres; e a complementação do auxílio-moradia.

A reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a assessoria de Glauber Braga de modo a ouvir sua versão dos fatos.

“Cada parlamentar tem valor fixo para manutenção do mandato, e as regiões Norte e Nordeste são as que têm maior valor de cota. Independente do parlamentar utilizar ou não, o mesmo valor é disponibilizado todos meses e é acumulativo. Até o dia 31 de dezembro de cada ano o parlamentar pode utilizar o valor integral. O grande foco de nosso mandato é ir ao encontro das pessoas em todas as regiões do estado. Em 2015, estamos realizando uma média de três rodas de conversa por semana, nas quais são apresentadas pautas do Congresso Nacional, é feita a prestação de contas do mandato, dúvidas são tiradas e as pessoas são ouvidas. Realizamos também as reuniões de emendas participativas e temos muito orgulho de fazer esse trabalho”, explica a nota enviada pela assessoria.  

O texto destaca também: “Para que as pessoas tenham acesso direto ao deputado, é mantido também um gabinete regional em Nova Friburgo. Além disso, para prestar contas do mandato, Glauber tem dois programas de rádio semanais, além de jornais e revistas de prestação de contas e site. Inclusive, já foi apontado por duas vezes consecutivas por uma pesquisa encomendada pelo Portal Uol como o parlamentar que melhor mantém contato com a população através da comunicação. Nunca tivemos nenhuma conta rejeitada ou qualquer tipo de problema na prestação delas. Todas as notas fiscais são apresentadas e aprovadas pela Coordenação de Gestão de Cota Parlamentar, e sempre estiveram à disposição para consulta de todos, no site oficial da Câmara dos Deputados”, diz a nota.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Glauber Braga
Publicidade