Menos de dez dias após ser apontado pelos jornalistas responsáveis pelo prêmio Congresso em Foco como um dos dez melhores deputados federais do Brasil, Glauber Braga (Psol) voltou a figurar numa lista de destaque entre seus companheiros de plenário. O caso mais recente, no entanto, está longe de ser visto com bons olhos pela população. De acordo com levantamento publicado na edição de quarta-feira, 14, do jornal Extra, o deputado friburguense ocupa a 10ª posição entre os que mais utilizaram a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap).
Antigamente chamada de verba indenizatória, a Ceap assegura uma quantia mensal destinada a custear gastos exclusivamente vinculados ao exercício da função. O valor máximo mensal da cota depende do estado que o deputado representa. No caso do Rio de Janeiro, cada deputado tem direito a R$ 30.206,31.
As regras para o uso da Ceap determinam que podem ser indenizadas despesas com passagens aéreas; telefonia; serviços postais; manutenção de escritórios; assinatura de publicações; fornecimento de alimentação; hospedagem; outras despesas com locomoção, contemplando locação ou fretamento de aeronaves, veículos automotores e embarcações, serviços de táxi, pedágio e estacionamento e passagens terrestres, marítimas ou fluviais; combustíveis e lubrificantes; serviços de segurança; contratação de consultorias e trabalhos técnicos; divulgação da atividade parlamentar, exceto nos 120 dias anteriores às eleições; participação do parlamentar em cursos, palestras, seminários, simpósios, congressos ou eventos congêneres; e a complementação do auxílio-moradia.
A reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a assessoria de Glauber Braga de modo a ouvir sua versão dos fatos.
“Cada parlamentar tem valor fixo para manutenção do mandato, e as regiões Norte e Nordeste são as que têm maior valor de cota. Independente do parlamentar utilizar ou não, o mesmo valor é disponibilizado todos meses e é acumulativo. Até o dia 31 de dezembro de cada ano o parlamentar pode utilizar o valor integral. O grande foco de nosso mandato é ir ao encontro das pessoas em todas as regiões do estado. Em 2015, estamos realizando uma média de três rodas de conversa por semana, nas quais são apresentadas pautas do Congresso Nacional, é feita a prestação de contas do mandato, dúvidas são tiradas e as pessoas são ouvidas. Realizamos também as reuniões de emendas participativas e temos muito orgulho de fazer esse trabalho”, explica a nota enviada pela assessoria.
O texto destaca também: “Para que as pessoas tenham acesso direto ao deputado, é mantido também um gabinete regional em Nova Friburgo. Além disso, para prestar contas do mandato, Glauber tem dois programas de rádio semanais, além de jornais e revistas de prestação de contas e site. Inclusive, já foi apontado por duas vezes consecutivas por uma pesquisa encomendada pelo Portal Uol como o parlamentar que melhor mantém contato com a população através da comunicação. Nunca tivemos nenhuma conta rejeitada ou qualquer tipo de problema na prestação delas. Todas as notas fiscais são apresentadas e aprovadas pela Coordenação de Gestão de Cota Parlamentar, e sempre estiveram à disposição para consulta de todos, no site oficial da Câmara dos Deputados”, diz a nota.
Deixe o seu comentário