Assalto no Raul Sertã: furtados três computadores

sexta-feira, 15 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A central de regulação do Hospital Municipal Raul Sertã onde ficam três computadores com informações sobre todos os cadastros de marcação de consultas, exames e internações do Sistema Único de Saúde (SUS) em Nova Friburgo e o controle dos pacientes que realizam tratamentos contínuos, principalmente de câncer, em outros municípios, foi assaltada na madrugada de ontem, 14. Os ladrões arrombaram um portão de ferro e duas portas, uma de madeira e outra de vidro, e levaram os computadores sem serem vistos, embora devam ter feito barulho para arrombar as portas. Nenhum outro equipamento foi violado e a central não foi revirada pelos ladrões.

O setor fica num anexo atrás do setor de tomografia computadorizada, com acesso pelo estacionamento do hospital e não costuma ter vigilância interna da guarda municipal. A central de regulação também não é monitorada por câmeras de segurança. Após a perícia técnica da Polícia Civil no local, técnicos de informática da Prefeitura de Nova Friburgo iniciaram uma operação para tentar recuperar todos os cadastros dos pacientes ou, pelo menos, parte dele, a fim de diminuir os transtornos à população devido ao desaparecimento dos cadastros e arquivos dos usuários do SUS atendidos pelo Hospital Raul Sertã.

O transporte dos pacientes para tratamentos contínuos em outros municípios, assim como a realização de consultas ambulatoriais marcadas anteriormente não será prejudicado. Os detetives do setor de investigações da 151ªDP suspeitam que os assaltantes tiveram acesso ao local através de um telhado e em seguida iniciaram o arrombamento das portas. Acredita-se ainda que a ação tenha levado mais de meia hora.

 

Prefeitura pede ajuda da

Secretaria de Segurança

Pública e Polícia Federal

na investigação do assalto

Na opinião do secretário geral de governo, Braulio Rezende Filho, a ação criminosa foi uma sabotagem. “Não temos suspeitos diretos ainda, mas é óbvio que esse atentado foi uma demonstração clara de que estão querendo desestabilizar o governo municipal, mas não vão conseguir. É claro que os ladrões obtiveram informações de pessoas que conhecem bem o setor, já que foram levados justamente os computadores chave com informações importantes”, frisou Braulio.

Ele definiu o assalto como “um ato de vandalismo, um crime, uma ação direcionada”. Por determinação do prefeito Heródoto Bento de Mello, o secretário geral de governo solicitou ajuda, ontem à tarde, através de ofício, à Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro e a delegacia da Polícia Federal em Macaé para investigar o caso. “Trata-se de um crime de abrangência federal, já que foram furtados dados administrativos do SUS”, complementou Braulio.

 

Esse não foi o primeiro ato de

vandalismo contra o setor de

saúde pública no município

Ainda de acordo com Braulio Rezende Filho, outras tentativas de prejudicar o setor de sáude pública em Nova Friburgo já aconteceram nas últimas semanas quando o carro do secretário de saúde Ostwald Dantas dos Santos Filho e de um membro do Conselho Municipal de Saúde, que fiscaliza as ações da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram danificados com ácido, enquanto ambos participavam de uma reunião do Conselho no centro de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, conforme A VOZ DA SERRA noticiou na edição do último dia 9.

Braulio Rezende Filho informou também que na semana passada, outros dois veículos da FMS tiveram os motores inutilizados devido ao despejo de açúcar no tanque de gasolina. Já no hemocentro municipal, que funciona no Raul Sertã, vários exames foram danificados recentemente com a adulteração de reagentes utilizados para a realização dos exames clínicos em mais uma ação criminosa.

“Certamente tem muita gente revoltada com a preocupação deste governo em revolucionar a saúde, através da moralização do setor, a contratação de mais profissionais e a luta incansável pela oferta de um serviço de qualidade à altura do que a população friburguense merece. Essas tentativas não irão nos intimidar de maneira alguma”, sustentou Braulio. Ele lamentou que estes atos criminosos estejam acontecendo em Nova Friburgo e lembrou que os pacientes que procuram e necessitam dos serviços do SUS são os mais prejudicados com as recentes ações criminosas.

Outro atentado: No último dia 4, dois homens armados renderam guardas municipais na Prefeitura e arrombaram dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil que estavam sem dinheiro. Os bandidos invadiram ainda um setor da Secretaria de Fazenda e furtaram um gravador de DVD de um computador que continha informações sobre a arrecadação municipal.

 

 

Homens armados assaltam mercearia em Duas Pedras

No Centro, adolescente é rendido

por oito jovens e fica sem a mochila

O proprietário de uma mercearia na Avenida dos Ferroviários, no bairro Duas Pedras, Gilberto Bello da Costa, teve um prejuízo de R$ 800 no início da noite de quarta-feira, 13, ao ter o estabelecimento comercial assaltado por dois homens armados com revólveres. O comerciante foi obrigado a entregar toda a féria do dia à dupla, que chegou a mercearia e anunciou o assalto, rendendo-o em seguida. O assalto aconteceu por volta das 18h20, quando havia poucos clientes no local.

Os bandidos também apontaram armas para a funcionária que estava no caixa, Daniele da Costa Paixão. Após se apoderar do dinheiro, os assaltantes fugiram em disparada em direção ao Morro do Lazareto. Gilberto contou aos detetives da 151ª DP que um deles era branco, magro, 1,70m aproximadamente, cabelos curtos e 24 anos presumíveis. Já o outro assaltante era negro, tinha cabelos crespos, cerca de 1,60m e aparentava 20 anos.

Já na noite de quarta-feira, pouco antes das 23h, um aluno de 15 anos do Colégio Estadual João Bazet foi assaltado por oito adolescentes, quando voltava para casa, na Avenida Comte Bittencourt, no Centro. O rapaz foi encurralado pelo bando após ter saído do Clube de Xadrez. Um dos assaltantes lhe tomou o boné, enquanto outro arrancou sua mochila com documentos, carteira de estudante, um celular, uma camisa de malha e um casaco de moletom cinza e vermelho. O grupo fugiu correndo em direção à rodoviária urbana. O adolescente disse que um dos rapazes tinha uma arma na cintura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hospital Raul Sertã | saúde | Furto | Policia CIvil
Publicidade