Eloir Perdigão
O bloco de enredo Unidos do Imperador é presidido por uma mulher—Luzia das Graças Mendes Souza—e desfila este ano com o enredo “Mulheres do Brasil”, prestando uma homenagem às pioneiras, que revolucionaram a situação da mulher na história, e que no Brasil foi submissa. O enredo é dos carnavalescos Warlen e Willian Ferreira e será mostrado na Avenida Alberto Braune em 12 alas.
O bloco verde, vermelho e branco, do Alto de Olaria, foi fundado em 19 de fevereiro de 1991. Tem três títulos e em 2010 ficou com a terceira colocação. Será o primeiro a desfilar este ano. O custo total do carnaval 2012 do Unidos do Imperador está orçado em R$ 32 mil. A fantasia mais barata custa R$ 20. A comissão de frente, como não conta ponto no desfile dos blocos, será apenas um grupo de apresentação.
O samba-enredo do bloco do Alto de Olaria foi composto por Deivid, Wilson Bizar e Jorge Negão. Os intérpretes são Nêgo Dal, Alessandro, Cepacol, João Vítor e Cezinha Simpatia, este último como convidado especial. A bateria vai tremer a Alberto Braune com 80 ritmistas, sob as batutas dos mestres Jorginho e Fred. A maioria dos integrantes é de crianças e adolescentes da escolinha de ritmistas do bloco, que tem à frente o Mestre Jorginho, que ensina essa arte o ano inteiro.
A rainha da bateria é Verônica de Oliveira Barreto. Detalhe: está grávida, mas até o carnaval o neném já terá nascido e ela promete que vai para a avenida. O bloco verde, vermelho e branco leva para a passarela do samba friburguense uma ala de crianças com 30 componentes, três carros alegóricos e 20 destaques. Os ensaios do Unidos do Imperador são realizados às sextas-feiras e sábados.
ATRASO & EXIGÊNCIAS – Alguns detalhes estão tirando o humor da presidente Luzia. De acordo com ela estão fazendo uma “covardia” com o bloco Unidos do Imperador. O atraso no repasse da subvenção tem prejudicado muito os preparativos. Segundo a presidente, quando sair talvez nem encontre mais o que é preciso. E se encontrar, será mais caro ainda por cima.
Luzia também se queixa das muitas exigências da Secretaria de Turismo, que têm sido atendidas com muitas dificuldades. Para tentar tapar esse buraco, a presidente põe dinheiro do próprio bolso no bloco. E olha que ela é aposentada e ainda trabalha para reforçar o orçamento doméstico. “Tudo por amor ao carnaval”, revela.
Apesar das dificuldades os preparativos do Unidos do Imperador não estão atrasados. O trabalho segue frenético na quadra do bloco no Alto de Olaria até o dia do desfile. O som, para os ensaios, é alugado e o samba-enredo é cantado com toda a animação pelo grupo de puxadores.
Deixe o seu comentário