Os turistas que visitaram o distrito de Lumiar no feriadão de Nossa Senhora Aparecida e não deram uma esticadinha para a área urbana de Nova Friburgo tiveram a oportunidade de conhecer as inúmeras belezas naturais do município na exposição fotográfica itinerante de Osmar de Castro, com curadoria do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), “Nova Friburgo hoje e ontem”. Ao redor da Praça Carlos Maria Marchon e do tradicional lago do distrito foram espalhados diversos painéis em madeira de até dois metros cada, com fotografias de Castro que relatam toda a grandiosidade e a generosidade que a natureza dispôs a Nova Friburgo. A mostra poderá ser conferida em Lumiar até o fim deste mês.
A mostra “Nova Friburgo hoje e ontem” já percorreu diversos espaços fechados e públicos do município encantando não só turistas, mas também muitos moradores locais que não conhecem todas as belezas do município onde vivem. “É impressionante como muita gente se extasia ao ver algumas fotos como as de belezas naturais e até mesmo a do teatro do Colégio Anchieta e me perguntavam se eram do exterior. E eu sempre tive orgulho em responder. Não. Tudo isso aqui é Nova Friburgo”, disse Castro.
Detentor de um acervo com milhares de imagens da Nova Friburgo antiga e atual, Osmar de Castro se emociona com o encantamento do público ante as imagens de cenários de rara beleza e genuinamente friburguenses como os Três Picos, as pedras Catarinas, o nosso símbolo postal, o Cão Sentado, a catedral dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, sem contar as fotografias que retratam costumes de épocas áureas como a da maria-fumaça descortinando o Centro de Nova Friburgo e a agitação social nas ruas ao redor dos trilhos da charmosa linha férrea da Leopoldina.
O fundador do Gama e entusiasta da mostra de fotografias itinerante, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, destaca ainda que antes de os friburguenses buscarem roteiros de viagens nacionais ou internacionais, devem conhecer as belezas locais. “E são muitas, de tirar o fôlego realmente”, diz ele em cada “parada” da mostra itinerante que já esteve no Centro de Arte, Colégio Nossa Senhora das Graças, espaços públicos do Centro, do bairro Olaria e distrito de Conselheiro Paulino.
Deixe o seu comentário