As fadas madrinhas das noivas

sexta-feira, 03 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
As fadas madrinhas das noivas
As fadas madrinhas das noivas

Liliana Sarquis

Elas não têm asas, não voam e nem têm varinhas de condão. E são jovens. 
Mas não se enganem: elas são as verdadeiras fadas-madrinhas das noivas (e dos noivos). Há mais de dois anos a jornalista Alessandra Almeida e a turismóloga Pollyanna Faria resolveram prestar assessoria a quem decide se casar. Para isso, uniram a paixão pelas cerimônias e festas de casamentos a muita pesquisa, livros e cursos sobre o assunto. Fizeram até um blog. Quando se viram prontas para encarar o desafio – e que desafio! - criaram a “Recebendo com Estilo”. 
“A Pollyanna já trabalhava com eventos corporativos, recebendo até 300, 400 pessoas. Eu era assessora de imprensa e escrevia para uma revista sobre casamentos. Além disso, vivia ajudando noivas amigas minhas. Ficava feliz com isso. Resolvemos transformar nossa experiência em trabalho”, conta Alessandra.
“Mas não foi de um dia para o outro. Só quando tivemos certeza de estar prontas é que começamos a oferecer nossos serviços que, consideramos, estar baseados em três pontos: conhecimento, que envolve estudo, reciclagem e muita pesquisa, organização e sensibilidade”, acrescenta Pollyanna, ressaltando que aliados a esses itens estão o comprometimento e o amor à profissão, conjunto fundamental para quem quer atuar na área. Varinha de condão não funciona nessas horas. 


As fadas-madrinhas das noivas

“Vivenciamos cada momento, cada detalhe. 
A gente casa muitas vezes”

Se engana quem pensa que assessorar casamentos se restringe a organizar a cerimônia e a festa. Alessandra e Pollyanna explicam que o trabalho é bem mais complexo. “O ideal é que nos procurem com um ano de antecedência. Trabalhamos diferente da maioria. Ao invés de começarmos apresentando um orçamento, perguntamos quanto pretendem gastar e, principalmente, o que desejam, qual é o sonho do casal. Porque estamos aqui para realizar os sonhos deles. Para deixá-los curtir esse momento tão especial, sem preocupações, nem imprevistos, planejamos e organizamos tudo para que nada dê errado. Os problemas têm que ser nossos e não deles”, explicam, contando que se utilizam de uma lista de 54 itens básicos, que são checados, com rigor, durante todo o processo. 
A assessoria da dupla vai da marcação da data na igreja até a festa, podendo passar pelo chá de panela e de lingerie, cerimonial e parte burocrática. “Podemos passar a vida toda com a família”, brinca a jornalista, ressaltando que a empresa ainda organiza chá de bebê, batizados, aniversários e demais cerimônias e festas.


Viabilizando sonhos
A dupla conta que é comum os noivos receberem, de amigos e parentes, muitas dicas que, nem sempre, estão de acordo com o desejo ou com as possibilidades financeiras do casal. Para evitar frustrações, elas iniciam perguntando o que é, realmente, prioridade para os noivos. Depois apresentam um leque de opções que viabiliza o desejado casamento. “Mas sempre com pé no chão, com muita clareza”,diz Pollyanna, “Não temos chance de errar. Casamento é um momento único. A gente trabalha com sonhos, que passam a ser nossos sonhos também. Isso é que encanta a gente”, acrescenta Alessandra. 
Um dos pontos cruciais na organização de um casamento é o cerimonial, muitas vezes não contratado por economia. Elas lembram que o serviço não é tão fácil como parece, ainda mais em tempos de novas formatações das famílias e a escolha de muitos casais de padrinhos. “Imagine organizar, numa igreja pequena, a colocação de doze casais de padrinhos, mães, pais, padrastos, madrastas...É complicado, é preciso ter jogo de cintura, paciência e saber ouvir as partes envolvidas”, afirma Alessandra. 
Elas apontam mudanças também na participação dos noivos, ressaltando que eles estão se interessando e opinando mais. “É claro que a noiva ainda é a responsável principal pelas escolhas, mas os noivos estão ficando bastante exigentes e atentos. Eles estão apoiando mais as noivas, o que é muito bom”, conta Alessandra. “Mas uma boa parceria com a mãe da noiva é fundamental”, lembra Pollyanna que, junto com a sócia organizou o próprio casamento. 
“O mais difícil é a noiva saber o valor do sonho dela. Às vezes acham que tudo vai ficar muito caro e ficam tristes por não poderem ter um casamento como gostariam. Mas nem sempre esse sonho é inviável. Mostramos para elas todas as possibilidades, todas as alternativas. E no final, dá certo”, diz Alessandra. “Vivenciamos cada momento, cada detalhe. A gente casa muitas vezes”, brinca Pollyanna, “A gente casa e chora de emoção todas  as vezes”, complementa a jornalista, mostrando que mais do que profissionais, as assessoras são, na verdade, as verdadeiras fadas-madrinhas do casal.

Tendências
Duas tendências de tipo de casamentos que estão chegando com força no Brasil são o mini-wedding e o destination- wedding. O primeiro é uma festa íntima para poucas pessoas, apenas parentes e amigos mais chegados. Sai mais barato, mas nem por isso dispensa uma boa organização.  Mais intimista, o mini-wedding não pode se tornar um problema para os noivos. Por isso, uma assessoria pode ser fundamental para a tranquilidade do casal, tanto antes como durante o casamento. Quem, recentemente, aderiu ao mini-wedding foi Mark Zuckerberg, o jovem bilionário criador do Facebook. 
Já o destination-wedding é o casamento realizado em local diferente da residência dos noivos. Pode ser um mini-wedding ou uma festa para mais pessoas, mas sempre em belos locais. Búzios é, no Brasil, um dos lugares preferidos. Mas a lista de locais paradisíacos é grande, depende do sonho e, principalmente, do orçamento dos noivos. Casar num castelo da Europa, certamente não é para qualquer um, mas tem coisa mais romântica?  Japoneses, americanos e ingleses estão no topo dos que realizam seus casamentos dentro desse conceito.
Casamentos ao ar livre é muito requisitado, mas é preciso pensar nos imprevistos climáticos. Uma boa assessoria, com certeza, estará preparada para dar uma opção em caso de mau tempo no dia da cerimônia. “A gente tem que se antecipar ao problema. Não dá para improvisar na hora que eles acontecem”, diz Alessandra Almeida.


Quer tirar dúvidas ou receber dicas sobre casamentos?  A partir da próxima edição do Light  Especial Casamentos, Alessandra Almeida e Pollyanna Faria estarão respondendo às perguntas dos leitores.  Mandem suas mensagens para o e-mail light@avozdaserra.com.br.  Participem!


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade