Elas pertencem à família salmoniadae, têm o corpo alongado e são carnívoras. Vivem em locais frios que tenham água limpíssima e em abundância. Muito saborosas, nutritivas e ricas em ômega 3, assim como seu "primo” salmão, as trutas vêm conquistando o Brasil, sendo elementos principais de vários pratos requintados e ótimo ingrediente para os chefs brasileiros.
As trutas chegaram ao país em meados do século passado. Consta que os primeiros ovos vieram da Dinamarca, em 1949. Desde então, as truticulturas se espalharam pelas regiões montanhosas do Brasil, onde esses peixes pudessem encontrar rios com as condições necessárias para o seu desenvolvimento: as serras dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e na Serra da Mantiqueira, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A espécie mais comum criada nesses locais é a Oncorhynchus mykiss, mais conhecida como truta arco-íris.
Com suas belas montanhas, rios de águas cristalinas e seu clima, Nova Friburgo foi um dos locais do Brasil escolhido pelos truticultores. A criação desses peixes começou aqui em 1952, no Rio Macaé. Hoje, segundo a Associação dos Truticultores da Serra, o município produz 12 toneladas de truta por mês, abastecendo o comércio local e de vários municípios. A procura por pratos com esse peixe – tanto pela população local quanto pelos turistas – faz com que os chefs de muitos restaurantes friburguenses ofereçam receitas tradicionais ou usem sua criatividade para apresentarem outras opções saborosas aos clientes. Mercados e delicatessens também estão se rendendo à truta, sendo cada vez mais fácil e viável adquiri-la.
Por tudo isso, Nova Friburgo é o mais prestigiado palco do Festival de Truta, um evento que acontece, este ano – em sua 7ª edição – de 1º a 24 de novembro e que conta com a participação de restaurantes, pousadas e de vários outros estabelecimentos. No Centro de Informações Turísticas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, será instalada a "Casa da Truta”, onde os visitantes poderão obter as informações sobre o festival. Não dá para perder!
As excelentes condições encontradas em Nova Friburgo – clima, água límpida e corrente –
levaram o município a produzir 12 toneladas de trutas por mês
Deixe o seu comentário