Bike, magrela, camelo, zica, kalanga... Não importa o nome que se dê a ela, o fato é que a bicicleta é o sonho de muita gente, desde a mais tenra idade. De todas as classes sociais, em todo o mundo. A bicicleta dá sensação de liberdade, de independência; é brinquedo, esporte, transporte e lazer. Tudo ao mesmo tempo. E além do mais, é um veículo ecologicamente correto.
Vários países já se conscientizaram disso, incentivam e oferecem infraestrutura para que seus habitantes usem a bicicleta, rotineiramente, trocando inclusive os automóveis por elas. As ciclovias e a aplicação de regras são fundamentais nesses casos. O cumprimento das leis de trânsito – sim, os ciclistas têm seus direitos e suas obrigações – e vias em boas condições para esses veículos, incluindo sinalização, são fatores que influenciam, e muito, a disseminação desse hábito.
Em Nova Friburgo – cidade de muitas bicicletas décadas atrás – ainda não tem a sua ciclovia. Mas muitos apaixonados pelas bikes podem ser vistos por aí: crianças nas praças, trabalhadores que economizam a passagem de ônibus, esportistas e até o pessoal que durante anos participa do Bike Noel, um passeio do "bem”, às vésperas do Natal, com a finalidade de realizar uma confraternização entre os ciclistas e ao mesmo tempo distribuir presentes para crianças de comunidades mais carentes.
Nesta edição, o Light promove um passeio por este mundo das duas rodas. Venha conosco!
Deixe o seu comentário