Artista plástico friburguense vira homem-chama em performance

Na "Nuit Blanche", fósforos serão riscados na roupa durante ação coletiva por ruas e museus de Niterói
quarta-feira, 04 de outubro de 2017
por Ana Borges
Marcelo Brantes e o macacão feito de caixas de fósforo (Foto: Regina Lo Bianco)
Marcelo Brantes e o macacão feito de caixas de fósforo (Foto: Regina Lo Bianco)

No próximo sábado, 7, os artistas plásticos friburguenses Marcelo Brantes e Carlos Eduardo Borges participam do evento "Nuit Blanche - Noite em Claro", uma parceria entre a Aliança Francesa de Niterói, a delegação geral da Aliança Francesa no Brasil, o Museu do Ingá e o Museu de Arte Contemporânea (MAC). O evento tem apoio do consulado francês do Rio de Janeiro, do Institut Français, da cinemateca da embaixada da França, da Prefeitura de Niterói, da Câmara de Comércio França-Brasil-RJ e da Prefeitura de Paris.

“A nossa proposta com a "Noite em Claro" é realizar uma ação artística coletiva com foco na luz produzida sem energia elétrica. Os artistas participantes, com suas obras luminosas, farão, junto com o público, o percurso que separa os dois espaços culturais emblemáticos da cidade”, explicou a diretora da Aliança Francesa de Niterói, Peggy Giordano.

Cerca de 45 propostas realizadas por 52 artistas vão fazer uma caminhada pelas ruas da cidade, no Museu do Ingá e no pátio e na varanda do MAC. Entre outros artistas, participam os arittsas franceses Thomas Klug e Erwan Le Bourdonnec. As exposições nas galerias da Aliança Francesa têm a curadoria de Júlio Castro.

Representantes da Associação Metrópole de Paris se encontrarão com os integrantes dos coletivos de arte Estudio Dezenove e Imaginário Periférico. A temática da "Nuit Blanche" niteroiense seguirá o lema do evento deste ano em Paris, "Fazer juntos", com a Aliança Francesa local promovendo a união entre todos os participantes, artistas e público.

No trajeto a ser percorrido, que vai do Museu do Ingá ao MAC, haverá performances luminosas e intervenções urbanas de artistas franceses e brasileiros. A "Noite em Claro" é uma festa anual que acontece sempre no primeiro sábado de outubro em Paris desde 2002, atraindo milhares de visitantes, tornandose referência nas artes visuais no mundo inteiro.

“Quando chegarmos ao MAC, nossas luzes encontrarão com as dos artistas convidados, que realizarão uma instalação luminosa na área externa do museu”, adiantou Peggy.

O Homem-Chama

Desde 2013, o artista plástico friburguense Marcelo Brantes, proprietário da Galeria KM7, em Nova Friburgo, tem trabalhado com fragmentos de caixa de fósforos, em pinturas, colagens e vídeos. Participou da exposição coletiva "Corpos sem Ossos", no Estúdio Dezenove, no Rio, com a videoinstalação "Circuito Integrado Híbrido", que consistia em uma colagem feita com lixa de fósforo, apresentada na parte externa da galeria, no escuro.

“Os participantes recebiam os palitos de fósforo, riscavam para ‘acender o trabalho’, e seus rostos se iluminavam com a luz produzida pela chama do fósforo. Na 'Noite em Claro’, estarei vestindo a obra, que consiste em um macacão cujo tecido é forrado com lixas de fósforo para o público acender no meu próprio corpo”, explicou Marcelo, que também vai usar uma máscara de proteção contra produtos tóxicos.

Entre tantas experimentações provocadas e vivenciadas pelo artista ao longo de sua carreira, este deverá ser mais um momento inspirador, inédito, como sempre ocorre cada vez que Marcelo Brantes apresenta um trabalho. Arte, cultura, educação, formam o tripé que o  impulsiona. Desta vez, “quero produzir luz e iluminar com o meu corpo e de forma coletiva, o percurso entre os dois espaços icônicos de Niterói: o Museu do Ingá e o MAC”, revelou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Arte
Publicidade