Artista plástico friburguense será condecorado em São Paulo

segunda-feira, 08 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Mais uma vez a arte friburguense é premiada além das divisas do município. O artista plástico Guilherme Coutinho teve seu trabalho reconhecido no estado de São Paulo. Ele receberá na capital e na cidade de Taubaté as condecorações do Grão Mérito pela Arte Brasileira, através do polo executivo dessas cidades. Portanto, o artista terá mais duas premiações em seu vasto currículo. Através de análise de suas obras, Guilherme foi selecionado para obter um dos maiores reconhecimentos do país.

Para o novo membro da National Academy Fine Arts, seu objetivo é fazer carreira internacional e, através da Academia Brasileira de Belas Artes, o caminho poderá se tornar mais fácil. “Eu tenho que agradecer muito a Deus por sempre abrir meus caminhos, tornando-os longos, porém, firmes e seguros. É muito prazeroso esse reconhecimento”, declara Guilherme.

A festa será em traje de gala e terá a presença de políticos do estado de São Paulo, artistas, representantes das academias culturais de São Paulo e empresários desse estado. Pela primeira vez essa premiação sairá do território paulista e será oferecido a poucos artistas de outros estados. “Eu fico feliz de ainda encontrar no poder cultural pessoas que são dignas dessa cadeira e, principalmente, de ver políticos sérios que valorizam a fina arte da pintura. É muito bom ser aplaudido por leigos, mas por quem entende, o gosto é outro, pois são duas das maiores academias de artes do Estado de São Paulo que estarão presentes na cerimônia, o que torna este prêmio importante em todo território nacional”.

CRISTAL DE TALENTOS - As aspirações de Guilherme ainda estão no começo. Artista plástico da fina arte – como vêm sendo chamados os artistas de primeira linha –, Guilherme teve mais um trabalho imortalizado neste ano, no livro Cristal de Talentos, lançado na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, nos Salões do Anhembi, em que sua peça em porcelana teve nas páginas do livro um poema do poeta e jornalista Raymundo Nonato, que escolheu sua obra para imortalizá-la na arte das letras.

Coutinho teve a honra de ver sua peça escolhida para fazer parte do movimento internacional organizado pelos porcelanistas americanos Sol Brien, Martin Lariviere e Marci Blattenberger, tendo recebido convites para expor naquele país, bem como na França, México, Uruguay e Portugal.

“Eu fiquei honrado com todos esses convites, mas ainda não posso atender a todos. Pretendo mudar esta história em breve”, finaliza o único friburguense imortal da Academia Brasileira de Belas Artes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade