A tão temida crise que vem provocando queda nas vendas, demissões e fechamento de estabelecimentos comerciais não desanimou o segmento de artigos natalinos. Pelo menos em Nova Friburgo, onde uma variedade de produtos típicos para a data já está colorindo vitrines e prateleiras, atraindo a atenção dos consumidores. Alguns estão surpresos com a oferta antecipada de produtos, que começaram a ser exibidos com destaque ainda no mês de outubro.
Um dos itens que chegaram às prateleiras cerca de 80 dias antes do Natal é o tradicional panetone. Vendido geralmente a partir de novembro, o produto já está disponível nos mais variados preços e sabores. “Há mais ou menos uns 15 dias que começamos a vender os panetones, que estão tendo uma boa saída. Os preços variam de R$11,90 a R$ 23”, afirma Suzane Silva, da Inova Confeitaria e Sorveteria.
Entre os artigos de decoração, o Papai Noel está disponível nas mais variadas versões. Símbolo máximo do Natal, o bom velhinho está dando um charme a mais ao comércio especializado, podendo ser encontrado dançando, voando de asa delta, subindo por uma corda ou pelas tradicionais escadas. Seu rosto amável também está em vários utilitários, como bandejas e copos.
Clima antecipado de festas visa incentivar gastos do 13º salário
A tradicional árvore de Natal é outro ornamento que vem embelezando o comércio de rua da cidade. Das mais clássicas às iluminadas com lâmpadas de LED, o item é sempre um sucesso de vendas pelo bonito efeito. A lista de produtos natalinos em evidência inclui ainda guirlandas, anjos, bolas, estrelas e os reluzentes pisca-piscas.
Vale destacar que o clima antecipado de Natal é uma tendência que vem crescendo a cada ano no comércio brasileiro, a exemplo do que é feito no exterior. Um dos objetivos por aqui é incentivar os consumidores a gastarem boa parte do 13º salário em compras de presentes e produtos típicos. A primeira parcela costuma ser paga no dia 20 de novembro e gera expectativa quanto ao aumento nas vendas.
Este ano, entretanto, o pagamento do 13º salário não deve resultar em números significativos para o comércio. Isso porque, segundo recente pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a maioria dos brasileiros usará o abono de fim de ano para o pagamento de dívidas. O levantamento apontou que 83% das dívidas estão relacionadas a cartões de crédito (44%) e cheque especial (39%). Em seguida, aparecem débitos com financiamento bancário, regularização do nome, crediários do comércio e tarifas de serviços públicos, entre outros itens.
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