O destaque da programação desta quarta-feira, 22, no 8º Festival de Inverno de Nova Friburgo é o consagrado pianista Arthur Moreira Lima, que se apresentará no teatro municipal do Suspiro. Com início às 20h e entrada franca, o espetáculo marcará a abertura das comemorações do Ano Chopin, um dos maiores compositores para piano de todos os tempos. Trata-se de uma atração imperdível para quem quer ouvir música de qualidade e assistir a um dos mais renomados pianistas do país. A abertura do teatro acontece uma hora antes do espetáculo e quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível.
A agenda desta quarta também brindará o público com um concerto a dois pianos no teatro municipal, com início ao meio-dia. Os pianistas Lígia Moreno e Ronaldo Rolim apresentarão peças de Grieg e Rachmaninoff 2, com versão orquestral de Kátia Balloussier. À noite, no anfiteatro da Praça das Colônias, quem se apresenta é o Nicolas Krassik Trio, a partir das 21h30.
Cinema - No Centro de Arte prossegue a retrospectiva do cineasta francês Jacques Demy, que vem movimentando o Teatro Bebeth Castillo com produções que marcaram os anos 60. Hoje o destaque fica por conta do sucesso Os guarda-chuvas do amor, musical que tem no elenco a estrela Catherine Deneuve. A exibição é gratuita e acontece em duas sessões: às 15h e às 17h.
Um talento reconhecido no Brasil e no exterior
Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos, e aos nove já tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia, tendo sido premiado também nos concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo. Em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto nº 1 de Villa Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth. Sua permanente inquietação aliada à constante preocupação de valorizar a cultura nacional fazem dele o mais popular, versátil e completo dos intérpretes clássicos brasileiros.
Deixe o seu comentário