Eloir Perdigão
Reerguer o setor de artesanato em Nova Friburgo com vendas em outras cidades do estado e em todo o Brasil. Este é o objetivo da participação de dois grupos de artesãos friburguenses em duas feiras na cidade do Rio de Janeiro. As duas participações são frutos da reunião ocorrida em fevereiro passado, na Secretaria Municipal de Cultura, com uma equipe do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.
RIO ANTIGO - A primeira feira é a Rio Antigo, a ser realizada no próximo sábado, 2 de abril, na Lapa. Essa feira é realizada sempre no primeiro sábado de cada mês — e a do próximo sábado será a primeira a contar com a participação de um grupo de dez expositoras friburguenses. Elas usarão camisas padronizadas a fim de chamarem a atenção para o artesanato de Nova Friburgo. Além disso, as artesãs friburguenses distribuirão gratuitamente um souvenir — constando de uma pequena flor, num vaso, acompanhada de uma trova, a fim de marcar a participação de Nova Friburgo na feira.
RIO ARTES MANUAIS – No período de 6 a 10 de abril será a vez da quinta edição da feira Rio Artes Manuais, na Rua Barão de Tefé, 51, na zona portuária, no Centro do Rio. Outro grupo — de dez artesãos — já garantiu presença no dia 6, quarta-feira, marcando o Dia de Nova Friburgo na feira. Essa será também uma oportunidade para que os artesãos friburguenses façam contatos com fornecedores e novos consumidores.
Os artesãos participantes das duas feiras, no Rio, já são conhecidos da equipe da secretaria municipal de Cultura através de suas associações. O objetivo da secretaria é alavancar os negócios dos artesãos, em função de muitos deles terem sido afetados pela tragédia de janeiro passado.
Na semana passada, os artesãos que representarão Nova Friburgo nas duas feiras, no Rio, participaram de uma reunião preparatória na secretaria municipal de Cultura. Eles acertaram a exposição de lã e linha, madeira, tecido, biscuit, caixas art decor, entre outros artigos. Há, inclusive, possibilidade dos artesãos friburguenses se cadastrarem no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.
Nova reunião será marcada para a sede da Secretaria Municipal de Cultura (Praça Getúlio Vargas 89, Centro), para análise da proposta de realização de uma feira de artesanato no mês de julho, em Nova Friburgo. Já está certa a participação de artesãos de Nova Friburgo e demais cidades afetadas pela tragédia climática de janeiro.
Deixe o seu comentário