Eloir Perdigão
Dezoito artesãos friburguenses participaram de mais uma feira de artesanato promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, com exposição e venda de suas produções. As feiras beneficiam os artesãos dos municípios da Região Serrana atingidos pela catástrofe de janeiro deste ano. Na cidade do Rio de Janeiro já foram realizadas três dessas feiras e no período de 15 a 17 passado, em Itaipava (Petrópolis). A participação dos artesãos friburguense contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que inclusive providenciou a condução de todos eles.
O objetivo da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico com as feiras é concentrar, num único local, o artesanato produzido nos municípios afetados, para exposição e vendas. Para isso, fez uma avaliação prévia dos trabalhos em cada cidade.
A coordenadora do Programa do Artesanato de Nova Friburgo, Carolina Henriques, julgou a feira de Itaipava muito boa. O estande de Nova Friburgo — com um banner cedido pela Secretaria Municipal de Cultura — foi um dos mais visitados e elogiados e as vendas agradaram aos artesãos participantes. “O sucesso foi total”, frisa Carolina.
Do centro de Nova Friburgo participaram a própria Carolina Henriques, Luciana King, Cláudia Lobo, Francisco Sazek, Tânia Nicolau e Marlene Puga, além de outros 12 artesãos do Grupo de Artesanato de Lumiar, coordenado por Edna Veiga.
Outros artesãos serão convidados a participar das próximas feiras da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico. Para tanto devem se cadastrar no Programa do Artesanato de Nova Friburgo, junto à Secretaria Municipal de Cultura (Praça Getúlio Vargas 89, antigo Fórum, Centro). A participação nas feiras é gratuita.
Aproveitando o apoio que estão recebendo da Prefeitura, os artesãos friburguenses estão buscando junto à Secretaria de Cultura um local coberto para centralizar o artesanato de Nova Friburgo, com infraestrutura adequada, a fim de substituir as feirinhas das praças Getúlio Vargas e Suspiro. Creem que a medida dará novo impulso à produção dos artesãos friburguenses.
Deixe o seu comentário