Arte, música e poesia marcam cerimônia de entrega do Mérito Cultural na Câmara

quinta-feira, 06 de novembro de 2014
por Flávia Namen
Arte, música e poesia marcam cerimônia de entrega do Mérito Cultural na Câmara
Arte, música e poesia marcam cerimônia de entrega do Mérito Cultural na Câmara

Uma noite de reconhecimento àqueles que atuam em prol da cultura e do resgate da memória de Nova Friburgo. Assim pode ser definida a solenidade de entrega do Mérito Cultural Carlito Marchon, realizada na noite da última terça-feira, 4, na Câmara Municipal de Nova Friburgo. A honraria — uma proposição do vereador Wanderson Nogueira — foi entregue a dois ícones da arte friburguense: o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) e o seu fundador, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu.

Após a composição da mesa, Wanderson Nogueira abriu a cerimônia dizendo que "nós não fazemos cultura, nós somos cultura, somos seres culturais”. Em seguida, subiu à tribuna o primeiro membro do grupo Gama, Teleco Ventura, que entoou ao violão algumas de suas letras que retratam Nova Friburgo com todo humor e inteligência. Depois vieram Irapuan Guimarães, José Tadeu Costa e Chico Figueiredo, declamando clássicos da poesia. Trechos de matérias e críticas publicadas em A VOZ DA SERRA e em jornais da capital sobre a destacada atuação do Gama foram lidas por Salete Lamego.

O momento de emoção da cerimônia ficou por conta da homenagem póstuma ao jornalista Paulo Carvalho, falecido em maio deste ano. Um telão exibiu imagens do saudoso integrante do Gama atuando como ator principal na peça "Liberdade, Liberdade”. A reverência comoveu os familiares de Paulo, que prestigiaram o evento, além de ter sensibilizado Wanderson Nogueira. "O artista se mostra tão sensível que se eleva ao mero sussurrar de um anjo ao seu ouvido”, disse o vereador, tomado pela atmosfera artística.

O ponto alto da solenidade foi a entrega da medalha do Mérito Cultural, categoria individual, a Jaburu, pelos anos de dedicação à cultura, 48 deles à frente do Gama. A condecoração foi entregue pela viúva de Paulo Carvalho, Cildeia, e suas filhas, Luisa e Beatriz. A seguir, Chico Figueiredo, presidente do grupo Gama, recebe o Mérito, categoria Coletivo, das mãos do vereador Alexandre Cruz, que presidiu a sessão.

Ao fim da cerimônia, os vereadores foram unânimes em ratificar que, além das atribuições legais, o Legislativo tem o dever de prestigiar todos os ramos de atividade que engrandecem a cidade como a cultura, elemento primordial na identidade de um povo. "Foi uma noite plena, onde apresentamos um pouco de nossa arte. Ficamos felizes com esse reconhecimento. Isso nos anima ainda mais a continuar trabalhando pela história e pela cultura de Nova Friburgo. Esse projeto do Wanderson tem grande validade cultural e política, porque resgata um pouco da memória do município e homenageia figuras ainda vivas”, declarou Jaburu. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jaburu | GAMA | Câmara Municipal de Nova Friburgo | Wanderson Nogueira
Publicidade