Arte movimenta a Getúlio Vargas

sexta-feira, 01 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Arte movimenta a Getúlio Vargas
Arte movimenta a Getúlio Vargas

Leonardo Lima

O processo de reconstrução de Nova Friburgo engloba diversos setores, como por exemplo, a economia, a educação e o turismo. Entretanto, uma área não menos importante — e que se faz primordial para que a cidade volte a ser a Nova Friburgo que todos conhecem — é a cultura. Paralisado desde o último ano, o projeto Arte na Praça, desenvolvido pela Oficina-Escola de Artes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, retomou as atividades na tarde da última quarta-feira, 23, na Praça Getúlio Vargas. A edição deste mês marcou a comemoração do Dia do Circo e Dia Internacional do Teatro.

Participaram da atividade desta semana a Cia. Viva, com Patrick e Davi Nogueira; o grupo de teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores; As arteiras, com alunas da professora Gabriela Ribas (Oficina-Escola de Artes); Aliança pela Infância; alunos de circo do professor Carlos (Oficina-Escola de Artes), os palhaços Sucata e Abelhito; a equipe da biblioteca móvel e o projeto Cirandeiras da Infância, da professora Mariane Canela (Oficina-Escola de Artes). Além deles, a Secretaria de Pró-Leitura desenvolveu o projeto Leia e passe adiante, com uma série de livros à mostra para serem doados a quem se interessasse.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, o Arte na Praça retomou a temporada de atividades culturais após dois meses e meio de paralisação. “É muito importante essa intervenção cultural. Acho que eventos como esses são essenciais no processo de retomada, para que se possa chegar a um princípio de normalidade em Nova Friburgo”, afirmou. Segundo ele, a iniciativa não mobiliza apenas quem está participando diretamente. “Tanto os que vieram assistir aos espetáculos, quanto aqueles que estão passando pela praça, acabam voltando para casa com uma mensagem nova, algo diferente”, acredita Roosevelt.

O secretário revela que, assim como em 2010, a ideia é que a o Arte na Praça aconteça uma vez por mês, em projeto itinerante, para que moradores de diversos bairros da cidade possam ser contemplados com as mais variadas atividades artísticas desenvolvidas e apresentadas no evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade