Arte inspirada na tragédia

Exposição “Terra Amiga” reúne esculturas produzidas para superar o trauma da catástrofe climática de 2011
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Arte inspirada na tragédia
Arte inspirada na tragédia

Flávia Namen

A Casa Suíça de Nova Friburgo está sediando exposição inédita em sua proposta. Trata-se da mostra “Terra Amiga”, que reúne 20 esculturas em argila produzidas por moradores do Córrego Dantas, um dos bairros mais atingidos pela catástrofe climática de 2011. São máscaras e esculturas que buscam expressar o estado de espírito da comunidade do 3º distrito nos dias que se seguiram à tragédia, considerada a maior do país. Os trabalhos também difundem a mensagem de que a mesma terra que se tornou símbolo de morte e destruição também serve para construir.
A exposição é a culminância de um projeto iniciado ano passado pela equipe da Casa Suíça com objetivo de resgatar através de um processo criativo a relação entre o homem e a natureza após a catástrofe. A primeira fase do projeto contou com a participação do artista plástico Raimundo Peres, que coordenou uma série de oficinas ao longo do 2º semestre do ano passado tendo a argila como suporte artístico. Foram oito encontros, onde os dez participantes puderam redescobrir o contato com a terra, dominar a técnica de trabalhar com a argila e expressar suas emoções. “Raimundo trouxe uma inestimável contribuição ao projeto. Sua sensibilidade e seu talento artístico, somados à sua generosidade na transmissão de seus conhecimentos, foram de grande relevância”, afirmam os organizadores.
O resultado das oficinas ministradas por Raimundo e outros artistas da cidade pode ser conferido na exposição aberta este mês na galeria da Casa Suíça. A mostra integra a segunda fase do projeto e é mais um incentivo para os moradores de Córrego Dantas superarem o trauma da tragédia e o medo da fúria da natureza. Em um plano maior, a iniciativa também contribui para o processo geral de reconstrução da sociedade e da cidade, que ainda está com várias marcas da catástrofe do ano passado.
Vale a pena conferir a mostra, cujo projeto foi financiado pelo Cantão de Fribourg e pela Associação Fribourg-Nova Friburgo Suíça. A Galeria da Casa Suíça fica na Estrada Friburgo-Teresópolis, km 18, em Conquista e os trabalhos ficam em cartaz até 31 de outubro. A visitação pode ser feita das 9h às 18h. Mais informações através do telefone (22) 2529-4358 ou pelo e-mail contato@casasuica.info. LIVRE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade