Arquidiocese do Rio arrecada mais de 50 toneladas de donativos para as vítimas da catástrofe na cidade

terça-feira, 25 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, em solidariedade às vítimas da tragédia que atingiu a Região Serrana lançou uma campanha com o slogan "São Sebastião nos convoca à solidariedade" durante a trezena em honra ao santo padroeiro da capital fluminense. Na “Carreata da Fraternidade”, junto ao comboio que percorre a cidade do Rio com a imagem missionária, um caminhão recolhe doações de alimentos, roupas e materiais de higiene para as vítimas. Outra Iniciativa do arcebispo foi o envio de 15 seminaristas para Nova Friburgo, que atuarão como voluntários no atendimento à população atingida.

De acordo com o pároco da Catedral de São Sebastião, monsenhor Aroldo Ribeiro, onde funciona a sede da Cáritas Arquidiocesana do Rio, foram entregues no último sábado, 15, dez toneladas de donativos para a Diocese de Petrópolis. No domingo, 16, foram enviados para Nova Friburgo 12 toneladas de donativos e ainda restaram outras dez toneladas para serem carregadas num terceiro caminhão.

Com a arrecadação realizada no domingo pela “Carreata da Fraternidade”, estima-se que a quantidade de donativos recebidos e enviados já no início dessa semana ultrapasse as 50 toneladas. O monsenhor Aroldo Ribeiro informou ainda que, entre as doações, água, leite e materiais de higiene estão em maior quantidade.

Além dos caminhões que saem da Catedral Metropolitana, enviados através da Cáritas Rio de Janeiro, muitas paróquias estão levando particularmente suas doações. A paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Jacarepaguá, por exemplo, enviou nesse domingo 12 toneladas de donativos para Teresópolis. Também há informações de que a Paróquia Santa Luzia enviou duas toneladas de donativos e a paróquia Nossa Senhora do Loreto outras quatro toneladas.

O empenho das paróquias é uma resposta ao apelo feito por Dom Orani Tempesta, para que toda a comunidade católica seja solidária com a população da Região Serrana.

Retrospectiva: Desde o primeiro dia da tragédia, a Arquidiocese do Rio manifesta a sua solidariedade às vítimas. Já foram doados R$ 20 mil à Diocese de Nova Friburgo e R$ 20 mil à Diocese de Petrópolis. Além disso, foram enviadas na última sexta-feira, 14, duas carretas de água a cada uma das dioceses e três caminhões de donativos.

Além de receber as doações de gêneros de primeira necessidade nas suas paróquias, a Arquidiocese abriu duas contas para que a população possa fazer doações em dinheiro:

Banco Bradesco – agência 0814-1, conta 48.500-4.

Banco do Brasil – agência 3114-4, conta 30000-4.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade