Área rural de Friburgo participará do censo agropecuário do IBGE

No próximo dia 27, Nova Friburgo vai sediar mais uma edição do Encontro da Mulher Rural
quarta-feira, 04 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Área rural de Friburgo participará do censo agropecuário do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai realizar um censo agropecuário abrangendo também Nova Friburgo. A informação foi divulgada pela prefeitura durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável. Apesar de ainda não haver data confirmada, a ação, segundo o município, vai permitir que se tenha uma visão real do quadro em que se encontra o setor atualmente, contribuindo para consolidação dos trabalhos que já vem sendo efetuados.

Além de abordagens sobre o censo, o encontro com produtores rurais de Nova Friburgo, intermediado pelo Conselho de Alimentação Escolar e as organizações de agricultores familiares, serviu para tratar de diversas reivindicações  do grupo. Entre elas a promoção de uma fiscalização de fornecimento de hortigranjeiros pelos agricultores às escolas e a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do incentivo para que os produtores possam, cada vez mais, se desenvolver.

Ainda durante a reunião, que aconteceu na sede da Associação Comercial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), representantes do Sebrae anunciaram o trabalho de prestação de consultoria e treinamento, tanto para o produtor quanto para a prefeitura. A intenção é estimular o empreendedorismo sustentável e com isso fortalecer o segmento na cidade.  

“Nosso desejo é buscar recursos de maior porte e dar o suporte necessário aos produtores da região. Para isso, reuniões nos permitem ter ferramenta para atuar de forma mais efetiva”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Teixeira. De acordo com a prefeitura, os encontros entre o poder público e as entidades rurais fazem parte de uma série de metas para que Nova Friburgo seja qualificada como Cidade Empreendedora, dentro da cadeia de projetos do Sebrae.

No próximo dia 27, Nova Friburgo vai sediar mais uma edição do Encontro da Mulher Rural. O evento, que acontece anualmente, tem como objetivo destacar a representatividade feminina na agricultura.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade