Arautos do Evangelho recebe visitantes para apresentação dramatizada de presépio

Ordem religiosa inaugura a Igreja Nossa Senhora de Fátima neste domingo de Natal
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
por Ana Borges

Na sede da ordem religiosa Arautos do Evangelho, no Parque São Clemente, está montado um dos mais belos presépios de Nova Friburgo. A equipe de criação responsável pela montagem do cenário e personagens levou cinco meses confeccionando todos os elementos que compõem, com perfeição, as ruas, vielas, palácios e casebres da Jerusalém de mais de dois mil anos atrás. Como num filme, as figuras se movimentam, “falam e criam vida”, ao som de uma comovente trilha musical sacra e uma iluminação que ajudam na dramatização da história.

Segundo o padre Lourenço Ferronatti, à medida que o Natal se aproxima, aumenta o número de visitantes, que é formado por jovens e adultos, moradores locais e turistas. No entanto, o espaço fica aberto à visitação ao longo do ano, que deve ser agendada com alguma antecedência. Formadas em pequenos grupos, as pessoas acompanham a história, que é narrada de forma teatral. A apresentação dura pouco mais de 30 minutos, e a magia da atmosfera leva o público a refletir sobre o significado da passagem de Jesus pela Terra.

O padre Ferronatti revela que a Ordem está finalizando a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora de Fátima, uma construção avistada numa rua acima da sede. “No domingo de Natal, 25, vamos realizar a primeira missa, às 16h. Portanto, na data do nascimento de Jesus, vamos inaugurar uma igreja em honra de Nossa Senhora de Fátima, que é a nossa padroeira”, informou.

A história de Jesus

O padre explicou que o objetivo do presépio é catequizar, através do nascimento e vida de Jesus. “Este presépio traz a narração de toda a vida de Jesus, desde o anúncio feito pelo anjo Gabriel à Maria, de que ela seria a mãe do Messias. Temos a representação da convocação de César para o recenseamento das crianças, os soldados, as trombetas, a fuga de Maria e José, o percurso até Belém, o nascimento do menino Jesus, a vinda dos reis magos”, vai explicando o padre enquanto a história se desenrola diante dos olhos de um público formado por cerca de 15 pessoas, em cada apresentação.

Quase todos os personagens se movimentam enquanto a narração avança, com som ambiente ao fundo - como por exemplo, som de água correndo - , além da trilha musical sacra. A iluminação coroa, literalmente, toda a ambientação, com pequeninas luzes piscando no “céu estrelado”. São tantos detalhes, tantas minúcias, que o visitante vai embora já pensando em voltar, para repetir a experiência e ver mais e melhor. E, certamente, a cada vez que voltar, há de se deixar envolver pela atmosfera que toma conta do lugar. Bonito e simples. “Um lugar para reverenciar a paz e o amor entre todas as criaturas de Deus”.            

Estão lá representados o batismo de Jesus por João Batista, no Rio Jordão, a Santa Ceia, o Monte das Oliveiras, as 14 estações da Via Sacra, a crucificação, a morte e a ressurreição. Por tudo que se vê e ouve, o visitante entra num “túnel e volta no tempo, à época de Jesus de Nazaré”. O presépio está montado há três anos, e deverá ser reformado em 2017, com novas referências. O local onde fica a sede, no Parque São Clemente, Rua Dr. Milton Andrade, 25, é rodeado de montanhas, e suas construções são cercadas de bem cuidados jardins e canteiros.

As relíquias de Jesus

Segundo o padre Ferronatti, aquele é um lugar de convivência, confraternização, e principalmente, de oração. Ali, as pessoas têm a oportunidade de vivenciar momentos de meditação, reflexão. Cada visitante sente a necessidade de desarmar os espíritos e prestar atenção ao que está acontecendo à sua volta. E aproveita para fazer uma importante revelação: “Na Igreja Católica, reverenciamos as relíquias. E temos a honra de possuir uma peça que guarda três relíquias de Jesus: um pedacinho da coluna onde Jesus foi flagelado; parte de uma pedra do sepulcro onde Nosso Senhor foi sepultado; e um pedacinho de uma das tábuas da manjedoura onde o menino Jesus foi depositado ao nascer. As tábuas da manjedoura estão guardadas em Santa Maria Maggiore, a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora, na verdade uma basílica, localizada no coração de Roma”, contou o padre Lourenço Ferronatti.

Desejando um Feliz Natal a toda Nova Friburgo, o padre da Ordem Arautos do Evangelho renova o convite à população para a missa de inauguração da capela em honra de Nossa Senhora de Fátima, no domingo de Natal, 25, às 16h. Informações pelo telefone (22) 2523-4458.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade