O Projeto Florestar & Cia. promoveu duas palestras na primeira quinzena do mês de julho, abordando assuntos referentes ao meio ambiente. A primeira delas foi realizada no Condomínio Serraville, no Bairro Ypu, tendo como tema "O uso inteligente das águas da chuva”. Em Conquista, um grupo de produtores rurais ouviu a palestra "Agricultura orgânica e a dinâmica do uso indiscriminado dos defensivos agrícolas na produção”.
ÁGUA DA CHUVA – No Condomínio Serraville, o coordenador do Projeto Florestar & Cia., Luiz Latour, falou da possibilidade de se armazenar água da chuva usando coletores junto às calhas dos telhados. Ele observou que a água seria utilizada apenas para uso na limpeza das áreas sociais do condomínio e para molhar as plantas.
AGRICULTURA ORGÂNICA - O segundo encontro foi realizado na área rural de Conquista, ao lado da Casa Suíça, onde os presentes integram a associação de produtores rurais e moradores locais. Na ocasião, Latour abordou o tema "Agricultura orgânica e a dinâmica do uso indiscriminado dos defensivos agrícolas na produção”, citando o uso em demasia de água no sistema convencional e o uso do sistema de irrigação pelo gotejamento, com economia de água em torno dos 40%. Ao fim da palestra, foi oferecida aos participantes uma cartilha ilustrada sobre como produzir adubos orgânicos e compostagem em pequenas quantidades, bem como processos de rotação de culturas visando minimizar a incidência de pragas.
O Projeto Florestar foi convidado a participar do encontro em Conquista pelo vice-presidente da área agrícola da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Acianf), Rômulo Spinelli. Participou também o presidente da Acianf, Flávio Stern, e a vice-presidente de Cultura e Lazer, Dalva Brust, que fez um pronunciamento sobre a chegada de equipamentos para a Cooperativa das Mulheres Rurais, que visa o beneficiamento da produção agrícola excedente e a diminuição das perdas atuais, gerando, com isso, maior lucro para o produtor rural familiar e para as mulheres que vão atuar na cooperativa.
O Projeto Florestar & Cia. agradece as empresas que se engajam em suas atividades socioambientais: Águas de Nova Friburgo, EBMA, Silthur e Pedrinco, bem como os meios de comunicação em especial, ao jornal A VOZ DA SERRA.
Deixe o seu comentário