Nem a queda da temperatura nos últimos dias desanimou os friburguenses e turistas que estiveram presentes em mais uma apresentação da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel). O show, na noite do último sábado, 1º, foi realizado na Praça Levy Ayres e movimentou as ruas do 5º distrito.
Parte do projeto Banda na Praça, promovido em parceria com a secretaria municipal de Cultura de Nova Friburgo, o evento iniciou o calendário de apresentações do mês de abril na cidade. Fizeram parte do repertório músicas de um dos maiores compositores brasileiros, Pixinguinha, como “Lamentos”, “Carinhoso” e “Vou vivendo”. O grupo Sanfoneiros da Serra também participou da apresentação, dando continuidade ao trabalho de resgate da sanfona.
Sobre a Smel
Considerada um elo simbólico entre as antigas tradições e a realidade atual, a Euterpe Lumiarense foi fundada em 1891 e desde então vem acompanhando o processo de profundas mudanças da sociedade local. A entidade desenvolve os projetos de salvaguarda de patrimônio cultural imaterial de Nova Friburgo e faz parte do Banda na Praça. Além disso, é reconhecida por lei como Utilidade Pública Municipal e Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
Vale destacar ainda que a Smel é Ponto de Cultura e Ponto de Memória de Lumiar, com chancela da secretaria estadual de Cultura e do Instituto Brasileiro de Museus. Integra a Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro e foi condecorada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em 2016, com o Diploma Heloneida Studart de Cultura.
Deixe o seu comentário