Aprendendo tecnologia - Vivendo de nostalgia

Thiago Schaustz - thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Na última semana, a Microsoft anunciou que vai aposentar o MSN Messenger, atualmente chamado de Windows Live Messenger. O programa de mensagens instantâneas será integrado ao Skype a partir da sua próxima atualização, o que deve ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2013.
Essa notícia é só mais uma para contribuir com a gama de aplicativos que entraram para a história e que nos fazem viver a nostalgia tecnológica. Em nossas vidas, sempre há situações que nos remetem ao passado e nos fazem lembrar situações agradáveis e outras nem tanto. Isso é contagiante!
Quem não se lembra do ICQ, programa que deu início à popularização dos messengers? Lembro-me da minha adolescência todas as vezes que ouço os sons do ICQ. Não é só em programas de bate-papo que há história, hoje, temos jogos de computadores e videogames com gráficos perfeitos, mas diversão mesmo era com Carmen Sandiego. Além de nos divertir, aprendíamos Geografia. 
Quantos gigabytes tem o seu pen drive? Meu disquete tinha 1,44 megabytes—é melhor nem compararmos. Aliás, se formos comparar coisas tão distintas, podemos incluir a internet discada. Se um download demora a terminar e nós reclamamos, devemos nos lembrar de como era lenta àquela conexão de 56kbps, isso mesmo, só 56kbps, mas há quem a utilize até hoje por necessidade. Está aí, mais um som que lembra a minha adolescência—o barulho do modem na hora de discar para a Ibest.
Eu sei que você, leitor, pode não ter vivido essa época—sinto que estou ficando velho—mas observe tudo que está a sua volta, pois daqui a 10 ou 20 anos você também será absorvido pelo poder da nostalgia.
Dica do dia: Este colunista ainda não tem a informação oficial de como será a aposentadoria do MSN. Se você o utiliza e gosta, sugiro aguardar a suspensão de seu funcionamento para, depois, migrar para o Skype, mas é bom já ir se ambientando com este último.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade