A última semana foi de festa para os amantes do sistema operacional Linux. O software gratuito e de código aberto comemorou 22 anos de existência na última segunda-feira, 26 de agosto. Desenvolvedor do sistema, que teve sua primeira versão lançada em 1991, Linus Trovalds comemorou a conquista e expansão da plataforma em todo o mundo.
Hoje, 22 anos após a primeira versão lançada e apesar de ainda sofrer com a falta de interesse de muitos usuários domésticos, o Linux se destaca em segurança, desempenho e estabilidade. Esses três fatores determinam o altíssimo índice de instalações em servidores, e dessa forma o pinguim mostra muita força entre os profissionais de tecnologia. Não se pode dizer que existe um sistema totalmente seguro, mas as incidências comparadas com as versões do Windows mostram a fortaleza que podemos criar em um ambiente com computadores Linux.
Apesar dessa fama de ser "difícil de mexer”, o Linux vem evoluindo com o tempo e demonstra que seus desenvolvedores não estão preocupados somente com profissionais, mas também com os leigos da área e usuários do dia a dia. Existem diversas distribuições que são bastante fáceis e intuitivas, tirando o mito de ser um sistema que só possui linha de comando. Dentre elas está a Ubuntu, que é a mais popular entre os usuários. O Fedora também entra nessa lista, assim como o OpenSuse. Aliás, se alguém desejar iniciar a utilização do sistema, há muitos materiais na internet. Vale a pena experimentar!
Eu, particularmente, sou um admirador do sistema de Torvalds. Também utilizo Windows, mas minha confiança é no Linux. Tela azul não existe, travamentos inesperados são raríssimos, incidência de vírus nunca tive e tenho o controle de tudo que faço. Dessa forma é ótimo comemorar, ainda mais quando a consciência está tranquila, sem aquela mensagem informando que meu software não é original, afinal de contas ele é gratuito. Viva o Linux!
Deixe o seu comentário