Aprendendo tecnologia - Vírus no celular

Thiago Schaustz - thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 13 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Os smartphones conquistaram o gosto dos usuários de celulares. Aquele aparelho que só servia para fazer chamadas e enviar SMS já ficou na história. Hoje, é possível acessar a internet, instalar programas e jogos de todos os tipos, bater papo através de programas de mensagens instantâneas, enfim, muita semelhança com um computador, não é?! As semelhanças não param por aí. Já há vírus para este gadget, caro leitor!

Na verdade, os vírus para celular foram descobertos em 2004. Nos smartphones eles se propagam com o interesse em suas informações e roubar seus dados. É bom ficarmos atentos, pois a ameaça pode vir de qualquer lugar, seja uma transmissão de dados por Bluetooth, arquivos baixados na internet, troca de arquivos em Messenger, conexões USB com computadores, por aí vai.

Para tentar descobrir se seu aparelho está infectado, basta perceber se sua bateria está descarregando rapidamente sem a utilização correspondente, se e-mails ou SMS partem do seu celular sem seu conhecimento para a sua lista de contatos, mensagens de erro ocorrendo frequentemente, tentativas de conexão via Bluetooth sem sua ordem, ou desconfigurando sozinho. Estes sinais indicam um possível vírus instalado em seu bolso.

Portanto, cabe a nós, usuários, utilizar de forma consciente nossos smartphones. Devemos atualizá-los frequentemente, instalar um programa antivírus e tomar cuidado com arquivos baixados na Internet e recebidos por Bluetooth, é bom desligar este último recurso quando não for usar. Essas dicas são fundamentais para reduzirmos os riscos.

Dica do dia: O jailbrake executados nos equipamentos da Apple aumenta a possibilidade de infecção, mas se não o fizer, os riscos reduzem, consideravelmente. Onde há Android, Windows e Symbiam, a atenção deve maior, já que é tudo liberado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade