No último dia 8, o suporte ao Windows XP foi encerrado. A versão mais longa dos sistemas operacionais da Microsoft não receberá mais atualizações e começa a deixar o mercado tecnológico para entrar nas prateleiras dos museus. O problema é a quantidade enorme de computadores que ainda utilizam o sistema. E aí? O que fazer?
Se o seu computador ainda possui instalado o XP não precisa se desesperar. Provavelmente, você recebeu uma mensagem informando o encerramento do suporte. E eu recebi uma enxurrada de ligações com muitos questionamentos sobre a notícia.
Na verdade, o que vai ocorrer é a interrupção de todas as atualizações do sistema, consequentemente, aumentando suas vulnerabilidades. Isso põe em risco computadores pessoais e corporativos, portanto, o ideal é a substituição por um sistema mais novo, como o Windows 7 ou 8. Um problema muito comum nessa substituição é que muitos computadores com XP são antigos, não suportando os sistemas mais novos. Nesses casos, o ideal é a visita de um técnico de confiança para orientar a troca de peças ou do próprio computador.
Para os usuários que ainda insistem em continuar com o XP, algumas dicas são importantes, como aumentar os cuidados com acessos a sites, reduzir o uso de pen drives e outros dispositivos USB que possam conter arquivos maliciosos, reduzir a utilização de usuários com direitos administrativos, entre outras. Importante frisar que a melhor opção é atualizar, sempre!
Fato é que o XP deixará saudades! Um sistema relativamente estável e que conquistou usuários ao longo de tantos anos de atividade. E agora? Vamos atualizar!
Deixe o seu comentário