Quem não gosta de ganhar presentes? Neste dia 12 a criançada faz a festa. Afinal de contas, ninguém consegue abrir um embrulho com aquele sorriso estampado no rosto igual ao de uma criança. Hoje em dia, a escolha dos presentes está cada vez mais surpreendente, os pequenos só querem saber de iPad, iPod e vídeo games que nem nós adultos sabemos jogar.
Na minha época, e que época boa, nossos brinquedos eram pião, bolas de gude, pipa e outras brincadeiras de rua, mas hoje em dia a situação é bem diferente. Costumo dizer que as crianças já nascem com um mouse na mão, é outra época, evoluímos. Não sei afirmar até que ponto isso é positivo ou negativo, mas que o cérebro dessas crianças trabalha em uma velocidade incrível, disso eu não tenho dúvidas.
Os fabricantes e as lojas oferecem diversos produtos para este dia tão simbólico. As ofertas vão desde tablets até netbooks. É uma infinidade de opções que cabem em todos os bolsos. Só temos que verificar se não estamos adiantando um processo de amadurecimento natural das crianças.
Em minha opinião, tudo deve ser moderado, até porque a tecnologia é um excelente meio de aprendizagem e desenvolvimento, mas em excesso nos traz uma possível solidão, acabando com os laços da família e com o próprio relacionamento com amigos. Digo isso, pois há crianças que só querem ficar grudados em equipamentos eletrônicos, esquecendo que há outras formas de diversão incluindo outras crianças e a própria família. Quando os pais notam isso, pode ser tarde demais e o tempo delas acabou, e aí vêm os compromissos de gente grande. Muitas vezes, isso gera consequências psicológicas irreversíveis.
Outra questão é o monitoramento do que seu filho faz, principalmente na internet. Controle tudo o que ele acessa e em horários estipulados por você. Acredito que assim a tecnologia seja um brinquedo para o seu filho e não uma ameaça.
Feliz dia das crianças!
Deixe o seu comentário