Thiago Schaustz
thiago@ts2informatica.com.br
Até alguns anos atrás, a grande maioria dos usuários era escrava dos softwares pagos, como o Windows, o Office, entre outros. Não poderíamos pensar em viver sem alguns recursos destes softwares. Este paradigma está sendo quebrado e, hoje, já podemos dizer que podemos viver somente com os softwares livres.
Como exemplos disto, temos os sistemas operacionais Linux, com suas diversas distribuições—Fedora, Ubuntu, Gentoo, OpenSuse, entre outras—que podem ser escolhidas de acordo com o gosto de cada usuário. Para editarmos um texto, uma planilha ou até mesmo criar slides de apresentação, existe o pacote Libre Office, que garante as mesmas funcionalidades do concorrente pago. Você gosta de editor de imagens? Então vai se divertir com o Gimp, que tem um conjunto de ferramentas capazes de criar e editar imagens e fotos.
Enfim, atualmente, os softwares livres não estão somente em servidores. Suas vantagens vão muito além da segurança e estabilidade de antigamente. Os Linux possuem interface gráfica atraente, fácil interatividade e uma gama de programas que desenvolvem todas as atividades necessárias para um computador pessoal ou corporativo, tendo como apoiadores de sua utilização grandes empresas e o governo federal, juntamente com outras esferas do poder.
Dica do dia: solicite o auxílio de um técnico e instale o Linux juntamente com seu Windows. Você pode escolher qual utilizar, tendo os dois instalados em seu computador.
Deixe o seu comentário