Aprendendo tecnologia - Sistemas operacionais Parte 3: Mac OS

sexta-feira, 01 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Thiago Schaustz

thiago@ts2informatica.com.br

Parte 3: Mac OS

Na última edição desta coluna, abordei o Sistema Operacional Linux e, anteriormente, tratamos o Windows. Hoje, o foco se volta para o Mac OS, que é um sistema pouco conhecido por alguns leitores.

O Mac OS, ou melhor, Apple 1, que foi o nome dado à primeira versão do sistema, foi lançado em 1976, sendo um dos primeiros computadores pessoais do mundo. Projetado e desenvolvido pelo genial Steve Jobs, e pelo seu então parceiro, Steve Wozniak, o Apple 1 foi um marco na história da computação mundial, devido ao início da utilização de um teclado e um monitor. Ali, começou a era da computação pessoal, pois, até então, os computadores eram imensos, inclusive, o primeiro era um andar inteiro de um prédio, mas, veremos isso com maiores detalhes em uma edição futura.

Pouco depois, a empresa lançou o Apple 2, ainda em modo texto, porém, Steve Jobs visita a empresa Xerox e conhece um computador com interface gráfica e, pouco depois, o sistema Lisa é lançado pela empresa de Jobs. O Lisa foi um verdadeiro sucesso! A partir daí, Jobs lança o Apple Macintosh, em 1984, com o sistema operacional Mac OS, que possuía o conceito utilizando ícones e pastas, como temos hoje em dia.

A força dos sistemas da Apple não está em sua popularidade, até porque, são sistemas instalados em computadores caros, como o MacBook e o tablet iPpad. Seu diferencial está na qualidade. Os Macs de hoje em dia, chamados de Mac OSX, que passaram a se basear no Unix, são de extrema qualidade, velozes e com poucos erros, além da baixa incidência de vírus. Portanto, caso esteja interessado em um sistema com estas qualidades, experimente o Mac. Porém, no meu ponto de vista, antes de resolver trocar de sistema, procure um colega que tenha um e veja se você se adapta e ele, já que tem um conceito um pouco diferente dos populares Windows.

Dica do dia: os MacBooks não são muito baratos, porém, sua qualidade é espantosa. O preço compensa a qualidade do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade