Thiago Schaustz
thiago@ts2informatica.com.br
Parte 1: Windows
A partir desta edição, irei iniciar um pacote de informações sobre a história dos sistemas operacionais que estão no mercado. Em cada edição desta coluna, abordarei um sistema diferente. Hoje é a vez do Windows.
O Windows é um sistema pago, desenvolvido pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. É o sistema mais popular do mercado, com maior utilização entre usuários domésticos e corporativos. A Microsoft começou seus trabalhos com o MS-DOS, que era um sistema todo em texto, sem interface gráfica. A família Windows começou a entrar no mercado com a versão 1.0, que já se apresentava com uma interface gráfica básica. Logo após, vieram as versões 2.0, 3.1, 3.11, Windows 95, Windows NT, Windows 98, Windows ME, Windows 2000, XP, Vista, até chegar ao atual Windows 7, que é a última versão estável do sistema.
Dentre os sistemas supracitados, alguns se destacam como melhores, mas também temos os que não agradaram muito os usuários. Dentre os que são melhores avaliados, estão o Windows XP, que está há mais de 10 anos no mercado e o Windows 7. Durante os anos, algumas versões foram lançadas e, pouco tempo após o lançamento, foram substituídas por outras. Exemplos destas versões falhas estão o Windows ME e o Windows Vista. Estas versões não conseguiram emplacar no mercado devido a vários motivos, dentre eles, a falta de segurança, os famosos erros de tela azul, incompatibilidades, entre outros—aliás, estes erros acompanham a família Windows desde sua primeira versão.
Resumindo, o Windows pode ser uma boa opção para os usuários, porém, temos ótimos serviços a serem explorados em outros sistemas operacionais e é o que veremos nas próximas edições.
Dica do dia: mantenha seu sistema atualizado. Esta prática reduz as incidências de erros e vírus, aumenta a segurança, dentre outros benefícios.
Deixe o seu comentário